A inclusão do paciente com câncer no Exame de Seleção do IFRN

Publicidade

No Rio Grande do Norte, o Exame de Seleção nos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada do IFRN, é uma importante via de acesso aos cursos de nível Técnico em Instituições Federais no Estado, para os estudantes de ensino público e privado, concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental – anos finais.

Crianças e adolescentes hospitalizados, em situação de adoecimento por tempo prolongado, acometidos pelo câncer, se afastam do convívio social, de familiares, de colegas, da escola, durante o tratamento, e precisam viver uma nova rotina, com longos períodos de internações, consultas e exames.

Mesmo assim, tem seus direitos de escolarização assegurados pelos serviços educacionais ofertados pelas classes hospitalar/domiciliar contemplados pelas diretrizes da Educação Especial, ofertados e assessorados pela Secretaria Estadual de Educação.

A Política de Acessibilidade e Inclusão da Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN, responsável pela organização do Exame, garantem o atendimento especializado nos dias de aplicação das provas, aos participantes hospitalizados, público alvo das classes hospitalares, para realização da prova nas instalações do Hospital e/ou Casas de Apoio, que disponham de ambientes adequados para aplicação das provas.

Nesse sentido, à exemplo da responsabilidade social, assumida pela Casa Durval Paiva com a escolarização dos pacientes assistidos pela Instituição, na edição 2021, um dos pacientes, conseguiu o direto de prova especial, no Exame de seleção do Curso Técnico Integrado 2022 do IFRN, e, com isso, a prova foi aplicada na Casa Durval Paiva. Ele conseguiu a aprovação no processo seletivo e, atualmente, é estudante do curso de Informática no Campus Macau.

Com base no resultado do ano anterior, a Casa Durval Paiva, terá mais 3 estudantes inscritos no Exame de Seleção nos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada 2023. Assim, está solicitando a realização da prova especial para ser aplicada, novamente, na Instituição. Com isso, busca-se promover a continuidade da escolarização dos estudantes, também em 2022. A iniciativa se faz de fundamental importância, pois visa promover a inclusão deles no processo educacional.

Imagem: Reprodução

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile