Programa Rasgaí discute os impactos da pandemia no Semiárido Setentrional

O episódio mais recente do programa Rasgaí aborda os impactos da pandemia no mercado de trabalho da região do Semiárido Setentrional. A convidada da semana é Rislene Katia de Sousa, que defendeu sua dissertação de mestrado em 2022 analisando, minuciosamente, o cenário trabalhista da região antes e depois da pandemia da covid-19. Seus resultados e conclusões são fundamentais para entender as transformações ocorridas nesse setor-chave da economia regional.

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo desafios e perdas irreparáveis, mas também reflexão sobre como lidar com crises futuras. Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN está conduzindo um projeto em parceria com a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto envolve professores e estudantes do PPGDem que estão dedicados a analisar as dinâmicas demográficas e os impactos da pandemia no Semiárido Setentrional, região mais ao norte do Nordeste brasileiro, conhecida por sua aridez. O objetivo dessas pesquisas é aprofundar a compreensão dos efeitos da covid-19 no acúmulo de desvantagens enfrentadas pela população dessa região, que já apresentava índices baixos de crescimento populacional.

O Rasgaí é produzido pelo Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN), sob coordenação do professor Ricardo Ojima, com o propósito de disseminar conhecimentos científicos e promover discussões sobre temas relacionados à demografia e suas diversas áreas de estudo. Por meio de uma linguagem acessível e dinâmica, o podcast torna os temas abordados mais compreensíveis e relevantes para a sociedade, contribuindo para a disseminação de informações qualificadas.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile