Servidores suspendem greve geral em Mossoró após derrota na Câmara Municipal

Os servidores de municipais de Mossoró decidiram nesta segunda-feira 26 suspender a greve geral, porque a pauta da greve perdeu objeto com a aprovação de projetos de lei na Câmara Municipal que alteraram direitos das mais diversas categorias.

Há uma semana foi aprovado um indicativo de greve cuja a pauta era a retirada dos projetos que terminaram sendo aprovados no dia seguinte numa das mais tensas sessões dos últimos anos na Câmara Municipal de Mossoró.

A categoria decidiu por um ato público no próximo dia 30 em protesto contra a retirada de direitos. Também foi aprovada uma greve dos enfermeiros em defesa do piso nacional da categoria nos dias 29 e 30.

O funcionalismo havia decidido cruzar os braços em protesto contra um projeto de lei complementar enviado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para a Câmara Municipal que altera o Estatuto dos Servidores. Segundo os profissionais, o projeto retira direitos.

Entre outros pontos, o projeto, que agora vai à sanção de Allyson, reduz de seis para dois meses o tempo máximo para que servidores retirem licença remunerada por motivo de adoecimento em pessoa da família e dificulta a dispensa de servidores por motivo de atestado médico.

Outro ponto questionado por servidores um artigo que trata da definição de regras para o adicional por tempo de serviço. Sindicatos entendem que o projeto abre brecha para que alguns servidores percam o dinheiro. A prefeitura entende que não. Também há discussão sobre a remuneração de servidores readaptados.

Prefeitura de Mossoró assegura R$ 200 milhões para obras de infraestrutura

A Prefeitura de Mossoró assegurou R$ 200 milhões para investimento em obras de infraestrutura na cidade. O recurso está garantido em contrato pela Caixa Econômica Federal e contempla grandes obras do programa “Mossoró Realiza”.

Verba vai para o “Mossoró Realiza”. Foto: Divulgação/PMM
Verba vai para o “Mossoró Realiza”. Foto: Divulgação/PMM

Entre as principais obras a serem realizadas com os recursos estão pavimentação, construção de pontes, asfaltamento de ruas, adutoras, escolas e a construção do camelódromo no centro da cidade.

A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa, recebeu nesta segunda-feira 26, na sede do Crea-RN, o prefeito de Mossoró, o engenheiro Allyson Bezerra. O prefeito apresentou, durante a Sessão Plenária de nº 279, o Plano de Obras do município. O programa Mossoró Realiza investirá RS 200 milhões em obras na região. Um aquecimento necessário para toda cadeia produtiva da construção civil.

Engenheira civil Ana Adalgisa recebe o prefeito Allyson Bezerra. Foto: Divulgação

“Não existe lugar melhor para fazer essa divulgação que na Casa da Engenharia”, disse Allyson Bezerra. O Mossoró realiza é o programa estratégico de metas e investimentos da Prefeitura de Mossoró, um programa inovador para o município, uma vez que permite a participação popular nas escolhas dos projetos e planos a serem implementados na cidade.

Essas iniciativas englobam obras estruturantes para o município, tais como pavimentação de vias em piso intertravado, duplicação das pontes da Avenida Presidente Dutra, anel viário ligando as rodovias 110 e 304, asfaltamento de ruas, arborização, ciclovias, habitação urbana e rural, adutoras, escolas, UBS’s, atualização do Plano Diretor, entre outras ações.

Capa: José Aldenir

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile