Ecossistemas digitais e de negócios: sua empresa precisa se tornar ou fazer parte de um

Apesar da crise econômica que afeta o mundo todo atualmente, os últimos meses foram decisivos para as empresas e trouxeram uma certa estabilização do cenário de negócios, principalmente no entendimento de tudo o que a pandemia e a guerra da Ucrância causaram, quais foram os resultados desses eventos e os aprendizados para o futuro.

Nesse sentido, boa parte das organizações já havia entendido que a transformação digital era essencial para o sucesso a longo prazo e se movimentou para adotá-la o mais rápido possível. Segundo levantamento feito pela Brasscom em parceria com a IDC, cerca de R$ 666 bilhões serão investidos em TD até 2025.

Porém, levando em conta que o ambiente empresarial está em rápida evolução, fica evidente que investir na digitalização já não é mais um diferencial entre as empresas e sim algo obrigatório para aquelas que querem se manter competitivas e relevantes no seu mercado de atuação.

Nesse contexto, o conceito de ecossistema digital voltou a chamar atenção por ser uma poderosa ferramenta capaz de impulsionar o crescimento e a inovação. A medida que as tecnologias digitais seguem transformando as indústrias e o comportamento do consumidor, abraçar e alavancar essa iniciativa tornou-se essencial para as empresas de médio porte prosperarem.

De acordo com um relatório da Accenture, as instituições líderes que investem em ecossistemas digitais podem chegar a um crescimento acima da média 2,5 vezes maior em comparação com os seus concorrentes. Outro estudo produzido pela McKinsey mostra que as companhias adeptas aos ecossistemas digitais vão alcançar aproximadamente US$ 60 trilhões em faturamento global até 2025.

Os dados não mentem e comprovam o que já venho alertando há algum tempo: os ecossistemas digitais já são o presente e terão um papel fundamental no futuro dos negócios, principalmente para pequenas e médias organizações. Além de possibilitarem que essas empresas consigam se expandir e alcançar novos mercados com mais facilidade e agilidade, eles geram valor agregado para toda a jornada do cliente e trazem mais eficiência operacional por meio da adoção de ferramentas e soluções digitais, como tecnologias baseadas em nuvem, automação e análise de dados, que agilizam os processos operacionais e permitem que as instituições otimizem suas cadeias de suprimentos, gerenciem estoques e melhorem o relacionamento com o cliente, que passa a ter experiências personalizadas e que de fato atendem as suas necessidades.

Outra vantagem é a possibilidade de realizar uma busca muito mais assertiva por inovação, pois há um ambiente propício para isso e que incentiva a conexão com startups, empreendedores e outras organizações para troca de conhecimento e ideias que ajudem a desenvolver novos produtos e serviços. Ao participar do ecossistema digital, as empresas têm acesso a mais recursos, talentos e conhecimentos, promovendo uma cultura de inovação que é crucial para o crescimento sustentável.

O resultado dessa transformação é um aumento de produtividade, redução de custos e tomada de decisões baseadas em dados, o que permite que as organizações superem as limitações rapidamente e melhorem seu posicionamento no mercado. Quem não investir nisso agora certamente se arrependerá mais cedo do que imagina e pior, perderá faturamento.

Imagem: Reprodução

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sambatech

Sair da versão mobile