Museu Câmara Cascudo lança documentário histórico

Publicidade

Que tal voltar no tempo e reviver os cem anos da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário? Essa é a proposta do vídeo lançado nesta sexta-feira, 29, no canal do Museu Câmara Cascudo. O vídeo é uma narrativa audiovisual criada a partir de imagens em película de 16mm e gravações de áudio descobertas no Arquivo Institucional do MCC em 2022 e reeditadas por Julhin de Tia Lica, multiartista e membro da organização religiosa.

Lançado em Natal no último sábado, 23, durante a programação da Primavera dos Museus, o vídeo é fruto da expedição liderada por Veríssimo de Melo ao município de Jardim do Seridó, distante 250km de Natal. Entre dezembro de 1963 e janeiro de 1964, ele documentou as celebrações centenárias da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na região.

A equipe de Veríssimo contava com a participação de Elizabeth e Nássaro Nasser e Raymundo Teixeira da Rocha. As imagens são do cinegrafista Luiz de França Filho. Além do filme e das gravações em fitas de rolo, a expedição coletou ainda partituras e letras de músicas cantadas e tocadas na celebração, bem como uma descrição dos festejos. Os resultados foram publicados nos Arquivos do IA e estão disponíveis para consulta na Biblioteca do Museu.

O material foi digitalizado e reeditado em uma parceria do Museu Câmara Cascudo com o grupo religioso e foi exibido, quase 60 anos depois, em novembro de 2022, durante o Sankofa, Encontro dos Reinos Pretos do RN. Confira a obra no canal do Museu Câmara Cascudo.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile