Importância da comunicação na reabilitação

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A comunicação faz parte de todas as etapas de nossas vidas, desde a infância. Saber falar, saber ouvir, ter atenção, transmitir informações adequadamente seja com gesto, uma ilustração ou de forma escrita são essenciais também nos serviços de saúde.

A comunicação em saúde tem o objetivo não só de estabelecer vínculo e informar, mas de fornecer elementos para influenciar atitudes e comportamentos, como por exemplo, evitar água parada em recipientes para prevenir casos de dengue ou realizar mamografia, quando recomendada. Estabelecer diálogo é uma das melhores formas de se comunicar com gestores, a equipe de saúde, o paciente e a família.

Especificamente sobre a comunicação com o paciente, através do diálogo, é fundamental falar de uma forma que ele de fato compreenda. E a compreensão às vezes não é imediata, leva um tempo. Quando tem relação com uma má notícia, como é o diagnóstico de câncer, é muito comum o paciente ou familiar chegar no setor de fisioterapia e perguntar sobre informações que já foram passadas por outros integrantes da equipe, mas não foram realmente entendidas.

Diante de certas perguntas do paciente é bom perguntarmos o que ele ouviu do profissional e o que ele de fato entendeu. A resposta deve ser ouvida com atenção e paciência, o que parece ser um desafio no contexto atual onde aceleramos áudios. A partir dessa escuta, podemos explicar de uma forma mais clara o que não foi bem compreendido.

Ao orientar sobre posturas e exercícios, é preciso pedir que o paciente demonstre. Assim, veremos imediatamente, logo após a orientação, se ele compreendeu e está executando de forma correta.

Algumas orientações precisam ser passadas por partes e não todas de uma vez. E se envolver exercícios, primeiro devem ser orientados os mais simples e depois os mais complexos, usando sempre uma linguagem de fácil compreensão, evitando termos técnicos, também para corrigir o que for necessário.

A comunicação, no contexto da reabilitação, deve ser para além da transmissão de uma mensagem entre um emissor e interlocutor. Um diálogo com olhar atento e empatia favorece as relações entre a equipe e também com o paciente.

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

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