De inimiga a heroína, Echo chega ao Universo Marvel movida pela vingança e seus talentos excepcionais

Uma nova super-heroína chegou no Universo Marvel, Maya Lopez, também conhecida como Echo, criada por Joe Quesada e David Mack, teve sua primeira aparição na revista do Demolidor #9, em dezembro de 1999, como uma antagonista do herói. A personagem é uma nativa americana do povo Cheyenne, ela é deficiente auditiva, perita em artes marciais e acrobata. Seu pai foi morto pelo Rei do crime, por isso Wilson Fisk criou Maya como se fosse sua própria filha.

Maya encarna sua vida definida pela tragédia, transformação e resiliência incomparável, nascida surda, a jovem tem a habilidade de leitura labial, ela estudou em uma instituição para necessidades especiais antes que seus talentos excepcionais a levassem a se matricular em uma escola para superdotados. Uma apaixonada por arte e dança, ela prosperou nessas disciplinas.

Porém Kingpin a manipulou para sua própria vingança, a convencendo de que o Demolidor era o responsável pela morte de seu pai, e foi movida pela vingança, que Maya se envolveu em batalha feroz com herói, demonstrando suas habilidades de combate incomparáveis. Mas que no futuro ela descobriu a verdade e Kingpin acabou sendo seu inimigo, pois estava a cegando em uma altercação consequente.

Depois de tentarem à passar para trás, Maya vai em uma jornada de descoberta, embarcando em uma busca global, buscando consolo em museus de arte e empreendendo uma busca visionária seguindo o conselho de um ancião da reserva de seu pai. Adotando o manto de Ronin, Maya ajudou os Novos Vingadores, infiltrando-se e confrontando a Mão e suas colaborações com Hydra.

1Ela também tomou um rumo trágico em sua vida, pois foi vítima dos esquemas de Elektra, que fez ela morrer após ser manipulada e posteriormente revivida pela magia negra da Mão. Mas, foi ressuscitada e seguiu seus esforços heroicos ao lado dos Novos Vingadores, provando seu valor durante a Guerra Mundial Hulk e a Invasão Secreta, onde sua destreza em combate e bravura foram fundamentais para frustrar ameaças.

A personagem apareceu no MCU na série Gavião Arqueiro, interpretada pela atriz Alaqua Cox, que também é nativa americana de Menominee Indian Reservation em Keshena, Wisconsin, que assim como a heroína, Maya também é deficiente auditiva. Agora, estreia em sua própria série, a décima produzida pela Marvel Studios para o Disney+. E ainda, apareceu no desenho animado Ultimate Spider-Man e em jogos de videogame.

A nova minissérie da personagem, Echo, foi criada por Marion Dayre para o Disney+, baseada na personagem Echo da Marvel Comics, em que Alaqua voltar no papel de Maya Lopez (Echo), que após cinco anos após os eventos de Hawkey, a heroína está sendo perseguida pela organização de Wilson Fisk, retornando à sua cidade natal em Oklahoma, onde ela deve aceitar seu passado, enquanto se reconecta com suas raízes nativas americanas, abraçando sua família e sua comunidade.

Echo é a 10ª série do MCU produzida pela Marvel Studios, compartilhando continuidade com os filmes da franquia, e é um spin-off da série Hawkeye de 2021, com Sydney Freeland liderando a equipe de direção e Dayre e Amy Rardin como as roteiristas principais da série, e o elenco ainda tem Chaske Spencer, Tantoo Cardinal, Charlie Cox, Devery Jacobs, Zahn McClarnon, Cody Lightning, Graham Greene e Vincent D’Onofrio estrelando a minissérie.

A série foi lançada com todos os episódios simultaneamente no Disney+ e Hulu em 9 de janeiro de 2024 e consiste em cinco episódios, sendo o primeiro lançamento televisivo da Marvel Studios a estrear no Hulu e a receber uma classificação para maiores.

Echo faz parte da Fase Cinco do UCM e a primeira série sob o selo “Marvel Spotlight”.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile