Manual orienta professores no aprendizado de alunos com autismo

Auxiliar professores de estudantes com autismo para o ensino da Geografia durante os primeiros anos do Ensino Fundamental. Esse é o foco central do produto desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Geografia (Geoprof), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). Intitulado Manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo, o produto é fruto da pesquisa de mestrado da egressa Francisca Samara, sob orientação dos docentes da Instituição Marco Túlio Diniz e Tânia Cristina.

A motivação de pesquisar e elaborar o manual surgiu a partir de constatações resultantes da experiência pedagógica e da função de acompanhante terapeuta de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) de Francisca Samara com crianças com autismo. De acordo com a egressa, durante essas vivências, foi observada a dificuldade desses alunos em assimilar noções básicas da Geografia, além do trabalho desafiador do professor de pensar estratégias que ajudem essas crianças a vencer os obstáculos de aprendizagem, considerando suas variáveis comportamentais.

Para Francisca Samara, o projeto apresenta um caráter flexível, visto que pode, também, se adequar a outros níveis de ensino que não sejam unicamente o Ensino Fundamental. “O manual apresenta princípios que se julgam absolutamente necessários para qualificar o ensino da Geografia para alunos com autismo, pois oferece caminhos possíveis de implementação e garantia de inclusão a indivíduos que historicamente sofrem com a segregação no ambiente escolar”, ressalta a pesquisadora.

No documento não se buscou apresentar prescrições técnicas de ensino, mas princípios de natureza metodológica que buscassem orientar as práticas docentes, a fim de garantir que a condição espectral do aluno fosse atendida. Francisca Samara comenta que o manual busca apresentar as várias competências delimitadas para o ensino de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental, as desordens comportamentais que caracterizam a conduta de uma pessoa com autismo e a relevância do saber geográfico para esse estudante.

É esperado, conforme a pesquisadora salienta, que os professores tenham em mãos um recurso que apresente caminhos para elaborar suas estratégias de ensino dos conceitos-chave da Geografia para alunos com autismo. “Que tenhamos estudantes que aprendam o conhecimento geográfico e se sintam preparados para generalizar esse saber em seus diferentes contextos sociais. Um saber que traga autonomia para sua vida diária e que contribua com a diminuição das suas barreiras comportamentais sociais e educacionais”,  acrescenta Samara.

Fonte: Agecom/UFRN

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