UFRN debate sobre estresse na faculdade

Com o objetivo de aumentar a resiliência e o reequilíbrio, bem como diminuir o estresse dos alunos da UFRN, o Centro de Biociências (CB/UFRN), em parceria com o Instituto Visão Futuro, realiza a quarta edição do evento Calma na Crise na Universidade. A atividade consiste em uma palestra on-line no dia 19 de março, às 17h. As inscrições são realizadas pelo formulário.

Durante a atividade, os discentes vão aprender técnicas que estimulam relaxamento, gerenciamento de estresse, formas de respiração tranquilizantes, concentração e meditação.  A proposta surgiu de uma parceria entre Vanessa Rachetti, professora do Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF), e Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro.

De acordo com Vanessa Rachetti, ao oferecer essas práticas para os alunos, a ideia é que eles, sem necessidade de acessórios ou de locais específicos, consigam diminuir alguns sinais e sintomas do estresse. “A gente está em um ambiente universitário pleno de conhecimento, de coisas positivas, mas também tem uma alta carga de cobranças, de estresse, de demandas, muitas vezes demandas que são naturais daquele curso específico, mas que alguns alunos têm dificuldade de lidar com elas”, explica.

“Eu já faço parte do Instituto Visão Futuro como frequentadora e percebi, enquanto vice-coordenadora de um curso de graduação, uma alta demanda relacionada ao estresse da parte dos alunos. Então, pensei se seria possível associar as técnicas que eu já praticava e aplicar isso para os alunos de graduação. Conversei com a doutora Susan e ela ofereceu essa parceria, que seria o Calma na Crise na Universidade”, conta.

O instituto foi fundado por Susan Andrews, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e doutora em Psicologia Transpessoal. Susan é idealizadora dos programas Criança em Paz, Calma na Crise e Redução do Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (REDEMED), voltados para escolas, médicos, empresas, universidades e comunidades.

Capa: Shutterstock

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile