Casa Durval Paiva foi eleita melhor performance no Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald Mcdonald

A Casa Durval Paiva foi reconhecida pela comissão de avaliação de projetos do Instituto Ronald McDonald como a melhor performance do Programa Diagnóstico Precoce, no ano de 2023.

Num encontro online, foram apresentados os impactos dos 15 projetos executados, realizados em 6 estados e 4 regiões do Brasil. Na ocasião, o Instituto apresentou os resultados alcançados e fez um reconhecimento às melhores instituições participantes da etapa 2023.

A Casa Durval Paiva ficou em destaque, recebendo o reconhecimento de 1º lugar, sendo a Instituição de melhor performance no Programa, entre os projetos participantes, pois atendeu e ultrapassou a meta de alunos previstos para capacitar (mais de 400 capacitados), bem como, os demais critérios analisados: execução financeira; valor médio por aluno; média de alunos por turma e engajamento.

“Além de alertar para os sinais da doença, o programa visa diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura. Precisamos fazer com que a sociedade tenha isso em mente, para que nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, destaca Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.

As capacitações para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil aconteceram nos municípios de Japi e Santa Cruz, com profissionais de saúde da atenção básica e alunos do curso de medicina da UnP.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA-2022) estima-se que o Rio Grande do Norte registre 130 novos casos de câncer infantojuvenil, por ano, até 2025. Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas.

Os profissionais da atenção básica estão na linha de frente, em consultas de rotina ou quando a criança apresenta algum problema de saúde, por este motivo, devem ter esse alerta ainda mais aguçado, a fim de minimizar os diagnósticos tardios. O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente.

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile