RN Mais Vacina registra baixa vacinação contra influenza em Natal

Publicidade

Para combater o aumento de casos de infecção viral no país, o Ministério da Saúde anunciou na quarta, 1º, a ampliação da vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 para pessoas a partir de seis meses de idade. Desde o início da vacinação para grupos prioritários, no dia 14 de março, o município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, vem registrando baixos índices de imunização da população, estando na casa dos 32% do quantitativo necessário. Os dados são do RN Mais Vacina e indicam uma situação delicada para a saúde pública da capital potiguar.

Apesar disso, dados do LocalizaSUS, uma plataforma do Ministério da Saúde que é usada para gerenciar informações relacionadas à saúde de forma estratégica, apontam que o RN está em 4° lugar em cobertura vacinal no Brasil.

A vacinação teve início com foco nos grupos prioritários, como crianças entre seis meses e seis anos de idade e idosos acima de 60 anos, além de grávidas e trabalhadores da saúde. Devido ao aumento da quantidade de doses disponíveis, a vacina foi liberada para toda a população e acontece nos seguintes pontos: Nas unidades básicas de saúde (UBS) – de segunda a sexta, 8h às 12h e de 13h às 15h; e nos pontos extras (Midway Mall e Partage Norte Shopping) – de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

Mesmo durante o dia D de vacinação contra a Influenza, a procura nas UBS e pontos extras foi abaixo do esperado. Em todo o estado, até o dia 18 de abril, apenas 234.938 pessoas dos grupos prioritários receberam a dose da vacina, alcançando apenas 31% da meta de vacinação.

A Influenza é uma doença viral comum que afeta o aparelho respiratório e pode provocar febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. De acordo com o especialista em imunologia e pesquisador do Laboratório de Inovação e Saúde (LAIS/UFRN), Leonardo Lima, a influenza é um grupo de vírus que causa doenças respiratórias em seres humanos e em outros animais, como aves, suínos, cães e gatos, que podem ser infectados por cepas diferentes do vírus. O vírus que provoca essa doença sofre alteração todos os anos, por isso a necessidade de tomar a vacina sempre que estiver atualizada.

A vacinação é importante tanto individualmente quanto para toda a população geral, já que o indivíduo vacinado não adoece e acaba disseminando menos a infecção para outras pessoas. “A vacinação tem duas importâncias principais: pessoalmente ela protege contra casos graves de hospitalização e morte, e tem um papel muito importante na proteção coletiva, como por exemplo, alguns pacientes que fazem tratamento para câncer, ou têm algum tipo de doença autoimune, podem não responder tão bem após a vacinação. E quando eu crio uma barreira social que dificulta a transmissão do vírus, isso faz com que mesmo aqueles indivíduos que tomaram a vacina, mas não desenvolveram uma imunidade tão protetora, fiquem mais protegidos”, enfatiza Leonardo Lima.

RN Mais Vacina

Em Natal, a vacinação contra a Influenza 2024 tem sido registrada no RN Mais Vacina Cidadão, que funciona como um cartão de vacina virtual, em que qualquer cidadão, em qualquer idade, pode se tornar usuário, cadastrando seu CPF na plataforma  por meio deste link. De acordo com os dados da plataforma RN Mais Vacina, atualizado no dia 3 de maio, às 14h01min, este é o ranking total de doses aplicadas por cobertura vacinal no Rio Grande do Norte:

1#Caiçara do Rio do Vento – 92.10%

2#Severiano Melo – 91.17%

3#Frutuoso Gomes – 90.24%

147#Mossoró – 27.73%

162#Natal – 17.85%

Imagem: Reprodução 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile