Receitas com ingredientes saudáveis, visando aproveitamento total dos alimentos

Publicidade

Conhecendo a realidade da alimentação das crianças da Casa Durval Paiva e a necessidade de ofertar uma alimentação mais saudável, variada e criativa, a nutricionista Patrícia Lino e as estagiárias de nutrição Ariella Simonely, Gardênia Rocha e Maria Clara, sentiram a necessidade de acrescentar ao cardápio novas receitas, utilizando os ingredientes que tinham em grande disponibilidade, com o objetivo de diminuir o déficit de nutrientes para com os pacientes e o desperdício desses alimentos.

O nosso comportamento alimentar é influenciado pela nossa alimentação, pois, além de saciar a fome, alimenta as nossas emoções e influência em nossas relações afetivas. Pensou-se nisso, quando elaborado um cardápio afetivo para as crianças e adolescentes da CDP, com o intuito de estabelecer, através da alimentação, novas experiências alimentares.

Nas ocasiões de almoço e lanche observaram-se as escolhas alimentares dos assistidos e a seletividade em relação a aceitabilidade de alguns alimentos específicos, o que despertou o desejo de elaborar um cardápio com receitas afetivas e criativas, baseado no gosto alimentar de crianças e adolescentes, como exemplo, brownie saudável, feito a partir de três ingredientes, sem farinha de trigo, pão de tapioca, pão proteico, docinhos decorados e pizzas saudáveis, para tornar a alimentação divertida e fugir dos padrões, muitas vezes, errôneos do que é uma alimentação saudável.

Com efeito, o nosso objetivo de dinamizar essas refeições foi concluído e obtivemos um parecer positivo, não só das crianças, mas, sim da Casa Durval Paiva, que abraçou a causa com empenho, devido à boa receptividade do público alvo dessas refeições.

Infere-se, portanto, que esta se tornou uma boa estratégia alimentar, devido às restrições alimentares das crianças, o que foi importante para dinamizar de forma saudável os momentos de refeição.

Imagem: Reprodução

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile