“Invasão Geek” reúne em Natal amantes da cultura e do universo pop

Edvaldo e a filha Eva, de 6 anos, aproveitaram o fliperama - Foto: Alex Régis

Um encontro para marcar a cultura pop transformou o Sesc Rio Branco, na Cidade em Natal, em palco para a 8ª edição da “Invasão Geek”, evento com diversas atividades relacionadas ao universo nerd. Da venda e exposição de artigos geek, a museu de videogame, exposição de livros e competições de jogos diversos, o sábado (25) na capital consolida o sucesso do evento, que começou na última sexta-feira (24) e tem participação de público estimada em 5 mil pessoas nos dois dias. A Invasão, que faz parte do projeto Ação Sesc Literatura, do Sesc RN, também ocorre em Caicó neste sábado. Em Mossoró, o evento aconteceu no último dia 18.

A estrutura montada no Sesc Rio Branco chama atenção. Logo na recepção, a Arena Gamer abriga o Museu do Videogame Potiguar e cativa os apaixonados por jogos como Super Mário e outros que marcaram a infância e adolescência de muita gente. O motorista de transporte por aplicativo, Edvaldo Júnior, levou a filha, a pequena Eva, de 6 anos, para curtir o museu. “Tudo isso fez parte da minha infância e queria mostrar um pouco para ela. Fui uma criança que frequentava as antigas lan house, uma época que me traz inúmeras memórias incríveis. Joguei muito flíper, repeti aqui com ela e levei uma ‘surra’”, disse Edvaldo, de forma divertida.

O Museu do Videogame Potiguar já tem 10 anos de existência e participa da Invasão Geek desde o ano passado. “Nasceu como um projeto para resgatar a nostalgia e, em 2016, virou um negócio, capaz de unir a família para competir em jogos que marcaram no passado e que são repassados de geração em geração. O fliperama é o mais procurado, mas tem Super Mário e outros”, conta Glidio Marcio, criador e curador do museu. Glidio conta que atua com participação em eventos, como aniversários e festas temáticas.

“Conseguimos fazer, por ano, cerca de 15 mil eventos em Natal, uma prova do quanto o mercado é pujante por aqui”, explica. E foi justamente essa pujança que fez com que o Sesc criasse a Invasão Geek, que chega agora à 8ª edição. “O consumo da cultura pop, tanto de produtos, quanto de serviços, vem crescendo muito no RN, por isso o sucesso da Invasão. Existe um público cativo para esse universo e isso reflete no fato de que, desde a primeira edição, o evento acontece nos três polos”, afirma Caetano Costa, coordenador de Biblioteca do Sesc.

Gedson Nunes: “Evento ganhou notoriedade do público” – Foto: Alex Régis

“E a grande responsável por tudo é a literatura, nossa fonte primária para que a Invasão se tornasse o que se tornou”, completa. Gedson Nunes, diretor regional do Sesc, ressalta o sucesso do evento ao longo de quase uma década. “Todas as três unidades superaram bastante nossas expectativas neste ano. Só aqui em Natal são cerca de 5 mil pessoas circulando nos dois dias, o que prova o quanto o evento ganhou a notoriedade das pessoas”, destaca.

As amigas Luma Sabar e Ana Paula estão entre o público natalense que aprecia a cultura pop. “O evento tem a participação de Paula Pimenta [autora de livros como Fazendo Meu Filme] e eu acho que é preciso trazer mais escritores desse universo para a cidade. Já dei uma olhada no evento e tudo está muito legal”, diz Ana Paula, que é fisioterapeuta.

“Vou aproveitar bastante. Quero ir ao Museu do Videogame, jogar Super Mário. Estou adorando muito. Que bom que a gente pode contar com eventos como este em Natal”, comenta Luma, amiga de Ana Paula. Já o estudante David Cícero, de 17 anos, foi ao evento nos dois dias de realização e no sábado, se arriscou a jogar Jenga, um passatempo composto por 54 blocos de madeira, cujo principal objetivo é construir uma grande torre sem derrubar nenhuma peça. “Não deu certo, mas valeu a tentativa. Estou gostando muito do evento, sou um super fã de anime, e adoro jogos retrôs”, disse.

Crédito das Fotos: Alex Régis

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile