Na última sexta-feira (8), policiais civis da 15ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da 10ª e 16ª DHPP, deflagraram a “Operação Cavalo de Troia”. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário, contra suspeitos da prática de homicídio consumado e tentativa de homicídio. As prisões ocorreram em Mossoró, região Oeste do RN.
De acordo com as investigações, em 20 de agosto de 2023, os suspeitos realizaram uma ação que resultou no homicídio de Alexsandro Azevedo Faustino e na tentativa de homicídio de Rafael Filgueira da Silva, ocorrido no bairro Barrocas, em Mossoró. Durante a investigação, verificou-se que os três indivíduos, com idades de 20, 23 e 24 anos, foram até um bairro onde atua uma facção criminosa rival, com o intuito de eliminar um desafeto específico. No entanto, ao não localizarem o alvo, dispararam contra dois homens que se encontravam na localidade, resultando na morte de um deles e em ferimentos graves no outro, que sobreviveu. As vítimas não possuíam envolvimento com atividades criminosas.
As investigações apontam que os suspeitos têm ligação com uma facção criminosa e exercem posições de destaque na organização. Todos possuem histórico criminal e passagens pelo sistema prisional. Os três detidos foram submetidos aos procedimentos de praxe e estão custodiados no sistema prisional, à disposição da Justiça.
O nome “Cavalo de Troia” faz referência à estratégia grega usada para vencer a Guerra de Troia, e foi escolhido em alusão à forma como os suspeitos realizaram a ação, infiltrando-se no bairro rival para atacar de surpresa.
A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Imagem: PCRN
Fonte: PC/SECOMS