Por ocasião da desesperança!

Estava conversando ontem com um amigo meu sobre o enorme número de pessoas desesperançadas na atual conjuntura. Poderíamos elencar os mais diversos fatores, por exemplo, o alto índice de desemprego. Mas seria insuficiente afirmar que esse é o único fator causador de tanta tristeza, depressão e desânimo, já que tenho me deparado com pessoas vivenciando um alto índice de desesperança mesmo sendo bem empregado ou até mesmo empresário  com seu negócio próprio fluindo muito bem obrigado.

A questão é: nem sempre onde há festa há alegria. Muitas vezes enquanto uns se alegram outros sofrem, gente próxima da gente. Bem perto de você pode ter alguém arrasado emocionalmente, com a alma sangrando por ocasião de ferimentos não cicatrizados.

E ai você pode me dizer: E eu com isso?! Eu lhe respondo: tudo! Pois você mesmo corre o risco de passar por algo semelhante. A outra questão é que você pode ser um agente especial nas mãos de Deus para abençoar alguém, seja com um ombro amigo, outras vezes com um conselho sábio, uma atitude para ajudar alguém que está caminhando sem  forças, não sei… O que  sei é que, se você se dispor a ajudar o outro, a oportunidade surgirá quando você menos esperar. É um ato não premeditado, é um estado de prontidão da alma: Servir a quem precisa de alguma forma com o que tenho em mãos quando a chance aparecer.

Sei que às vezes é difícil ajudar quem já não tem mais sonhos para sonhar. Pessoas com a desesperança estampada no rosto e um grande ponto de interrogação clamando para todos: “Eu não sei mais o que fazer”.

Eu confesso que também não, mas sei quem sabe: Deus. Ele está interessado em sua vida. Ele te conhece e Ele te ama. É, eu sei que é meio clichê tudo isso, mas como já disseram certa vez: “clichê é uma verdade gasta..” Mas, ainda é uma verdade.

A questão muitas vezes é se eu quero esse tipo de intervenção na minha vida.

Olha, estamos terminando mais um ano, passou rápido demais para alguns, para outros nem tanto, mas enfim, o fato é que chegamos até aqui e pode ser que você seja ou conheça alguém nesse momento extremamente desesperançado, desabado, sem ânimo, sem alma.

Eu tenho algo para compartilhar com você, pois, também tenho minhas desesperanças de vez em quando.

A questão é que não importa as desastradas consequências do seu problema. Não importa o quanto desanimado você esteja. Não importa quantas tentativas frustradas você teve.  Deus pode te ajudar a compreender muitas coisas na sua vida. Ele é incrível em mudar nossas histórias.

Então precisamos deixar as desculpas de lado do tipo: Eu não tenho ninguém, tenho medo ou não consigo perdoar. Ou talvez você não tenha forças para pedir ajuda, nem para se locomover de um ponto ao outro. Talvez você já tenha desistido de esperar uma resposta para sua questão. Talvez até aqui você só tenha encontrado incompreensões.

Deixa eu te dizer uma coisa legal: Quando nossos recursos se esgotam é a hora ideal para um milagre acontecer. Coloque-se em pé e volte para a vida. Levante-se e troque a desesperança pela esperança.

Esperança tem a ver com gratidão antecipada, uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, mesmo em meio as circunstâncias contrárias. Encerro esse comentário com um curto versículo: “E eu, SENHOR, que espero? Tu és a minha esperança”. Até a próxima.

Imagem: O Palhaço” – Acrílica sobre tela de algodão – autoria: Luciano Luz

Sair da versão mobile