Entenda o que é algoritmo de recomendação e como usá-lo nos negócios

Publicidade

O professor de tecnologia da FIAP Ricardo Kimura explica que quando a pessoa está navegando na internet e tem um padrão de comportamento de compras, esses dados são processados pelos algoritmos para recomendar produtos mais assertivos. Ou seja, o algoritmo filtra os dados e encontra outros produtos semelhantes que possam interessar ao usuário e faz sugestões com base no perfil dele; isso se chama algoritmo de recomedação.

O professor explica como usar essa tecnologia no seu negócio: ”Se a gente pensar num pequeno e-commerce, ou até num médio e-commerce, a gente pode ter uma recomendação mais apurada do gosto das pessoas que estão navegando nesse e-commerce por chatbots, que nada mais são do que chats interativos com um pouco de inteligência artificial, que vão dialogar com esse meu usuário.”

Um algoritmo pode ser usado em várias áreas diferentes. A dica é usar plataformas que ajudem a implantar a tecnologia de forma rápida, eficaz e direcionada a cada área. Kimura explica que “toda vez que eu consigo entender um padrão onde eu tenho dados e um padrão de comportamento de processamento desses dados ou o que eu vou fazer com esses dados, eu posso usar um algoritmo.”

“A gente consegue viabilizar tecnicamente pra qualquer tipo de empresário, pequeno, médio ou grande, o uso de algoritmos dentro do negócio.”

FACULDADE DE TECNOLOGIA FIAP:

Email: helpcenter@fiap.com.br

Sair da versão mobile