Turismo & Sociedade

Neiwaldo, criador da Fiart, feliz com o sucesso.- Foto Canindé Soares

FIART FOI SUCESSO E PARTICIPANTES ELOGIARAM O NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES DE NATAL

A 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) foi encerrada neste domingo (3) com o público participante, expositores e visitantes, elogiando e aprovando o novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Para o artesão Élcio Pereira, que há 9 anos vem de Brasília (Distrito Federal) para expor suas flores do Cerrado na feira, a realização nesse novo espaço foi uma iniciativa muito boa para os artesãos, tanto do Rio Grande do Norte como do Brasil e de outros países.

“A aquisição desse novo espaço foi muito boa para os artesãos. Até o pessoal que está frequentando a feira tem elogiado também porque tem mais conforto e mais acesso, tanto para as pessoas idosas quanto para deficientes físicos, agora tem um acesso mais favorável. Estou muito feliz com a nova conquista, e a nova aquisição”, apontou.

A MELHOR EDIÇÃO DA FIART

Segundo Neiwaldo Guedes, organizador da Fiart, essa foi uma das melhores edições da Fiart e o Governo do Estado foi fundamental para realização da feira no local e, consequentemente, para o sucesso do evento. “A participação do público foi expressiva”, disse.

ELOGIOS SOBRE O NOVO LOCAL

Há 24 anos participando da feira trazendo iguarias da região Sul do Brasil como chocolates de Gramado, queijos, salaminhos, além de vinhos e suco de uva integral, Luís Carlos, afirma que a feira ficou muito bem organizada e que para ele foi bem melhor que a edição anterior.

A servidora pública Marize Tavares, que veio quatro vezes à Fiart esse ano, também elogiou o novo espaço. “A mudança de local foi radical. Aqui está maravilhoso. Chamou minha atenção o artesanato, que está belíssimo, a distribuição dos estandes, a praça da alimentação, gostei muito. Eu viria até mais vezes, se tivéssemos mais 15 dias de feira”, concluiu.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS E VENCEDORES

A programação de encerramento contou com apresentações culturais do Estúdio de Dança Soraia Lima; Grupo Vidar’t; Lar Fabiano de Cristo e Raízes do Agreste e show do cantor Joãozinho.

No sábado, foram conhecidos os ganhadores do 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas da 24ª Feira Internacional de Artesanato (FIART). O festival tem o objetivo de promover o resgate das raízes culturais nordestinas. Os vencedores receberam premiação em dinheiro (mil reais para a primeira colocação e 500 reais para o segundo colocado), certificados e troféus.

Antes da premiação, porém, os integrantes do Pastoril Dona Joaquina fizeram uma bela apresentação em homenagem à criadora desse tradicional grupo de pastoril de São Gonçalo do Amarante, Sephora Bezerra.

Grupo Folclórico Boi de Reis Pintadinho – Foto: Canindé Soares

Em seguida, foram anunciados os vencedores do festival. Na categoria folclórico, o 1º colocado foi o Boi de Reis Pintadinho do distrito de Cuité, município de Pedro Velho (antiga Vila Nova); a segunda posição ficou com o grupo Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante. Na categoria parafolclórico, os vencedores foram, em primeiro lugar, a Companhia Dança Xaxado de Parnamirim, e na segunda colocação o Grupo Eita de Projeções Folclóricas, de João Pessoa/PB.

PREMIAÇÃO REVIGORA AUTOESTIMA

Segundo André Batista, diretor de projetos culturais da Fundação Parnamirim de Cultura, o espetáculo apresentado é um recorte das três apresentações do grupo ao longo de 15 anos de existência. Ele ressalta que é uma premiação importante para revigorar as energias do grupo e a autoestima de cada componente. Afirma ainda que a realização do festival permite o resgate da cultura. “O evento traz essa importância da divulgação do nosso trabalho. Para nós, que trabalhamos com cultura popular, tanto parafolclórica quanto folclórica, é importante nesse sentido de manter vivo do folclore brasileiro”, concluiu.

FIART VITRINE INTERNACIONAL

Para Marcos Teixeira, coordenador do grupo Boi de Reis Pintadinho, o festival é uma vitrine para mostrar o trabalho do grupo, que já é reconhecido pela sua autenticidade. “Nosso grupo de Boi de Reis é considerado o mais autêntico no Brasil por estudiosos e conhecido como patrimônio vivo da cultura brasileira. Esse festival é uma vitrine muito importante para o nosso grupo”, apontou. O auto do Boi de Reis de Cuité, comunidade rural do município potiguar de Pedro Velho, completa 119 anos em 2019.

PRESERVANDO TRADIÇÕES NORDESTINAS

Durante a solenidade de entrega da premiação, Neiwaldo Guedes, organizador da Feira, ressaltou a importância do festival para a preservação das tradições nordestinas e agradeceu a participação dos 13 grupos que se apresentaram e dos jurados pela contribuição.

“Vocês abrilhantaram esse evento.  Vocês trouxeram vida e calor humano a esse evento. Por onde passo as pessoas falam da qualidade das apresentações que tivemos aqui nesse palco. Apresentações que poderiam ser realizadas em qualquer lugar, em qualquer palco de um evento como esse ou em qualquer outro do Brasil e de outros países porque o nível foi muito alto, muito elevado”, disse.

Ele apontou ainda que o intuito do Governo do Estado, com o apoio ao evento, e da organização da feira é estimular a cultura, o artesanato e, naturalmente, premiar o potiguar, o norte-rio-grandense com um evento desse nível, dessa qualidade, associando também ao turista que participa porque na Feira encontra cultura, turismo e artesanato. “A premiação é também o momento para agradecer aos artistas, ao público que tem prestigiado o evento e a InterTV Cabugi pelo apoio na divulgação do festival”, concluiu.

Ao todo, 13 grupos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará participaram do festival, mostrando um pouco da cultura da região Nordeste do Brasil por meio de expressões tradicionais como o Boi de Reis, Caboclinho; Xaxado; Pastoril e Capoeira.

NO CALENDÁRIO DO TURISMO DO RN

Representando a governadora Fátima Bezerra, a titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris de Oliveira, saudou os grupos que se apresentaram e enriqueceram a Fiart e ressaltou o empenho e a dedicação do organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes, pela organização do evento ao longo desses 24 anos. Destacou ainda que a feira tem crescido e que já entrou no calendário do turismo do Rio Grande do Norte.

“Aqui passam, o artesanato potiguar, e o artesanato nacional e eu acho que esse momento do festival é um acerto muito grande da Fiart. Um momento que traz para dentro de uma feira de artesanato uma dimensão da cultura que é muito importante que é o folclore para preservar nossas raízes, preservar a história, construir a cultura, oferecer e assegurar oportunidade para que àqueles que fazem a cultura possam se apresentar e mostrar a sua arte e, principalmente, possam dar a sua contribuição para que a cultura e a arte no nosso estado e no Brasil possam crescer, possam se firmar”, concluiu.

Grupo Raízes do Agreste – Foto : Canindé Soares

COMISSÃO JULGADORA

Participaram da comissão julgadora do 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas: Paulo Varela, representando a Comissão Norte-rio-grandense de Folclore; Bruno Borges, a Fundação José Augusto e Wannie Rose, representando o Teatro Alberto Maranhão.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

A entrega da premiação para os vencedores do concurso de fotografia promovido pela 24ª Fiart aconteceu no domingo (3).  Foram escolhidas as 10 melhores fotos em cada uma das categorias: exposição e cultural, produzidas pelo público e registradas de câmera profissional ou celular, durante a Feira e postadas na rede social Instagram. Todos os participantes selecionados receberam certificado. Já os três primeiros colocados receberam certificado, premiação em dinheiro e em serviços gráficos.

OS VENCEDORES CONTEMPLADOS

As 20 imagens vencedoras, escolhidas por uma banca de especialistas formadas pelos fotógrafos Henrique José, Canindé Soares e Pablo Pinheiro, foram impressas e expostas na galeria da Feira. Participaram do concurso 267 pessoas. – Fotos Canindé Soares.

Os vencedores na categoria exposição foram: 1° Everaldo Leocadio; 2° John Nascimento; 3° Paulo Ricardo; 4° Karollina Medeiros; 5° José Aldenir; 6° Luiz Dias; 7° Endy Mahara; 8° Victor Silva; 9° Erica Lima e 10° Matheus Neves. Na categoria cultural: 1° Alexandre Santos; 2° Walmir Queiroz; 3° Viviane Thierre; 5° François Katrine; 6° José Aldenir; 7° Luiz Dias; 8° Francisco Anthony; 9° Erica Lima e 10° Paulo Ricardo.

“RENDEIRA” VENCE O PRÊMIO VITRINE FIART

Na programação que encerrou a 24ª Fiart aconteceu a entrega da premiação aos vencedores da 9ª edição do Prêmio Vitrine Fiart – que visa estimular o artesão norte-rio-grandense a investir mais na qualidade do seu trabalho, como também estimular a população a participar ativamente do evento, já que a escolha dos vencedores é feita pelo público.

Com a escultura em argila “Rendeira”, o artesão Ednaldo Santiago foi o grande vencedor. Muito emocionado por ganhar o prêmio com uma peça bastante simbólica para sua família e o seu pai, o escultor Etevaldo Santiago, já falecido, que teve a mulher rendeira como carro-chefe de sua obra e venceu a premiação por três vezes, Ednaldo disse que o prêmio é muito importante para o reconhecimento do seu trabalho, ao qual ele tanto se dedica para manter a tradição do trabalho de esculpir em argila. O segundo colocado foi o artesão Aldo Rodrigues, com o “Oratório de Nossa Senhora do Rosário”, em argila e madeira, e o terceiro lugar ficou com o artesão Edilson Carneiro, com a escultura “Tanque de Guerra”, produzida com sucata.

Um total de 18 peças de artesãos potiguares de várias regiões foram avaliadas pelo público que visitou a Fiart. Os trabalhos foram selecionados pelo curador do prêmio e técnico do Programa Estadual do Artesanato (Proart), Domingos Sávio. Os três primeiros colocados receberam premiação em dinheiro, troféu e certificado

De acordo com Neiwaldo Guedes, organizador do evento, os visitantes escolheram avaliando o grau de dificuldade do material utilizado, a qualidade e, naturalmente, a beleza das peças. Ele disse que, pela qualidade dos trabalhos, o público certamente teve dificuldade de escolher diante de tantas peças bonitas. “Nosso artesanato cada ano tem se superado, nosso artesanato vem evoluindo cada vez mais. E a nossa intenção é justamente estimular a cultura, a arte, e a fotografia, que também é uma arte”, afirmou.

Para Salmira Torres, coordenadora do Proart, a premiação é uma forma de conhecer e reconhecer a valorização de cada artesão na qualidade e no acabamento de cada peça. “Estamos premiando a capacidade e a criatividade de produzir dos nossos artesãos”, finalizou.

A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada com o apoio do Governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site www.feirafiart.com.br(Fonte: Nice Medeiros – Assessoria de Imprensa 24ª Fiart – 98818-0908).

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Vitoria Moreira Fiel

NOVOS VEREADORES SÃO EMPOSSADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL

Prefeito Álvaro Dias ao lado do Presidente da Câmara Paulinho Freire, prestigiou a posse dos novos Vereadores – Foto: Elpídio Júnior

A cerimônia de posse dos novos vereadores de Natal foi realizada na sexta-feira (01). Foram empossados a vereadora Divaneide Basílio (PT) e os vereadores Maurício Gurgel (PSOL), Dagô (DEM) e Fúlvio Mafaldo (SD). Eles assumiram as vagas ocupadas, respectivamente, pela ex-vereadora Natália Bonavides (PT), eleita deputada federal, e pelos ex-vereadores Sandro Pimentel (PSOL), Ubaldo Fernandes (PTC) e pela ex-vereadora Eudiane Macedo (PTC), que conquistaram assentos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A sessão especial foi realizada na sede do Poder Legislativo de Natal, sob a presidência  do edil Paulinho Freire (PSDB).

“É um ato solene de integração à Câmara dos novos vereadores em função da renúncia de colegas eleitos para Assembleia Legislativa. Nos últimos anos, tivemos eleições gerais que geraram alterações significativas nesta Casa, que atestam o bom serviço prestado pelos ex- vereadores”, disse Paulinho Freire ao dar início à solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos parlamentares empossados.

“Recebemos os quatro com satisfação, tenho certeza que chegam com muita disposição para trabalhar em prol da nossa cidade e que possamos desenvolver juntos grandes projetos”, finalizou.

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

A união entre os agentes políticos foi um dos temas abordados no discurso do prefeito Álvaro Dias (MDB). “Os poderes são independentes, mas devemos atuar de forma harmônica, pois a cidade precisa de união. Afinal, o objetivo de todos aqui é a qualidade de vida dos nossos munícipes. É necessário administrar sempre com muito respeito aos cidadãos e às coisas públicas para conseguirmos vencer os imensos desafios que temos pela frente”, frisou o prefeito.

Essa nova configuração da 18ª Legislatura será responsável por analisar, discutir e votar a revisão do Plano Diretor de Natal, considerado um dos Projetos de Lei mais importantes em tramitação neste biênio.

PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Divaneide Basílio declarou que pretende construir um mandato oposicionista participativo, com caráter fiscalizador e propositivo. “Como primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara de Natal, chego com força e motivação para ajudar a promover a inclusão social de modo geral. Este parlamento é um local de afirmação de que Natal é de todas e de todos. Por este motivo, vamos ocupar a Câmara e a partir dela reocupar a cidade”.

NOVOS PROJETOS SOCIAIS

Maurício Gurgel, que já fez parte do Legislativo de 2009 a 2016, destacou que “o recomeço é uma continuidade”. O parlamentar disse que dará seguimento ao trabalho por ele desenvolvido anteriormente, com ênfase nos “projetos sociais, nas comunidades e pessoas menos assistidas”. “A Câmara tem que ir ao encontro do cidadão”, disse ele, que completou: “Faremos uma oposição vigilante, crítica e responsável ao governo municipal”.

ENERGIAS RENOVADAS

Dagô, que retorna a Câmara, agradeceu o apoio recebido e enfatizou que se empenhará em servir ao povo de Natal. “Volto mais experiente e com as energias renovadas para o trabalho. No meu primeiro mandato, exerci a função com dignidade e tive a oportunidade de apresentar matérias importantes para nossa comunidade; afirmo que a expectativa para os próximos dois anos é a melhor possível”, disse Dagô.

MELHORAR A  INFRAESTRUTURA

Após tomar posse, o vereador Fúlvio Mafaldo (Solidariedade) ressaltou que vai trabalhar pelas demandas priorizadas para a população, como educação, saúde e uma melhor infraestrutura da capital potiguar. “Essa tribuna serve para lutarmos a favor das melhorias no dia a dia, e buscarmos melhores soluções para o nosso povo.

Vereador Fúlvio Mafaldo (Solidariedade) – Foto: Elpídio Júnior

Fúlvio – líder no bairro da Cidade da Esperança ressaltou a necessidade de novos projetos com o objetivo de melhorar todas as atividades sociais da Capital Espacial do Brasil.

Para Fúlvio, o turismo é uma das suas prioridades legislativas. “Natal precisa urgentemente melhorar suas metas administrativas com foco especial para a nossa indústria turística, pois o turismo é uma das nossas principais fontes de rendas”, sinalizou.  Crédito das Fotos: Elpídio Júnior.

FÓRUM PANROTAS 2019

FÓRUM PANROTAS 2018 – Foto: Divulgação

Ainda não adquiriu seu ingresso para o Fórum PANROTAS 2019? Então aproveite e inscreva-se pelo site oficial do evento onde os líderes do setor de turismo se encontram. https://forum.panrotas.com.br/

Há 16 anos, o Fórum PANROTAS é o palco de encontro das principais lideranças do Turismo brasileiro. Nos dias 19 e 20 de março de 2019, o principal evento do Turismo, que debate as tendências e o futuro do setor, será novamente no Centro Fecomercio de Eventos, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista em São Paulo.

O Fórum PANROTAS 2019 apresentará um conteúdo com grande relevância sobre o novo cenário brasileiro e mundial, além de grandes palestrantes do Brasil e do mundo.

A entrada garante acesso a todos os espaços comuns, incluindo auditório, almoço e coffee breaks. As formas de pagamento são: boleto bancário e cartões Elo, Visa e Mastercard.

O Fórum PANROTAS acontecerá em março, na Fecomércio – SP.

Trata-se de um dos mais esperados encontros da indústria não só pelo alto nível das palestras e painéis, como também pelo público presente, composto por tomadores de decisão e executivos de alto escalão das grandes empresas do Turismo.

OS PALESTRANTES

Entre os palestrantes já confirmados para o encontro estão Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil; Steven Taylor, diretor global da Accor Hotels; Alexandre Moshe, diretor da Decolar.com; Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva; Ricardo Al Makul, CEO da Knowledge Exchange Sessions; Marcelo Baptista Carvalho, co-presidente da administradora de Shoppings Centers Ancar Ivanhoe

OS PATROCINADORES

O Fórum PANROTAS é patrocinado por Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Assist Card, AM Resorts, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Elo, Fecomercio São Paulo, Gol, Delta e Air France-KLM, GTA Assist, Iberostar, Localiza Hertz, Omnibees, Pegasus, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando, Wex, Wyndham Hotels & Resorts e apoio da Cep Transportes e Tour House.

 

Sair da versão mobile