Turismo & Sociedade

Grupo Globalia, dono da Air Europa, é espanhol- Foto: Divulgação

PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA ESTRANGEIRA SE ESTABELECE NO BRASIL

Pela primeira vez na história, uma companhia aérea internacional solicitou, no Brasil, registro de empresa brasileira com sede administrativa em território nacional, o que permite o transporte de passageiros em rotas nacionais segundo as leis do País. O feito é da Air Europa, que se cadastrou na sexta-feira (17) na Junta Comercial de São Paulo. O objetivo é assegurar sua instalação e operação no Brasil dentro do prazo estabelecido pela Medida Provisória 863, de 13 de dezembro de 2018.

Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Agência Câmara

Ação é resultado de articulação do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante reunião com representantes da Air Europa na Espanha.

REVOGAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS

O texto da MP, que tramita em regime de urgência, deve ser deliberado pela Câmara dos Deputados até o próximo dia 22 deste mês, fim do prazo de vigência e limite para votação. Mesmo vencido o prazo, a instalação da empresa será mantida como determina a legislação vigente para estes casos.

A Medida Provisória revogou as exigências previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica para concessões de serviços aéreos públicos e derrubou o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais e permitindo a exploração dos serviços por companhia constituída segundo as leis brasileiras.

AVENTURA DO MERCADO BRASILEIRO

De acordo com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a conquista “Consagra a abertura do mercado brasileiro ao investimento estrangeiro, o que deve gerar forte incremento da competitividade do transporte aéreo no Brasil e reposicionar o país no cenário mundial do turismo. É, de fato, um novo momento para o turismo brasileiro”, comemora.

Ele destacou que a desconcentração de mercado contribuirá de maneira significativa para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que prevê o aumento da entrada anual de visitantes internacionais no país de 6,6 milhões para 12 milhões de turistas, além da incorporação de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico. Outra meta global que deve ser impactada é a previsão de aumento de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões da receita com turismo internacional, nos próximos quatro anos.

NOVA FORMA DE PARTICIPAÇÃO

A adoção de uma nova forma de participação de capital segue tendência de abertura já verificada em outros países e equipara o mercado de aviação ao modelo já adotado em praticamente todos os setores da economia nacional. No Brasil, setores estratégicos como aeroportos, portos e ferrovias, eletricidade, mineração, óleo e gás, saúde e telecomunicações permitem investimentos estrangeiros sem qualquer tipo de restrição.

O modelo também permite desconcentrar o mercado brasileiro de aviação: enquanto Argentina e Colômbia têm, respectivamente, nove e oito companhias aéreas operando as rotas domésticas, no Brasil apenas quatro empresas – sendo que uma atualmente está em recuperação judicial – concentram mais de 99% do mercado.

PROJETO DE LEI

Em março, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei 2724/15, que elimina o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais. O texto também altera dispositivos da Lei Geral do Turismo, uma das bandeiras do Ministério do Turismo para promover a desburocratização e a modernização do setor. O projeto foi aprovado por 329 votos contra 44. Atualmente o texto aguarda apreciação no Senado Federal.

CURSO DE COMUNICAÇÃO PARA DENTISTAS

Oferecer ferramentas simples e eficientes de comunicação para que dentistas possam lidar melhor com os seus pacientes. É com esse objetivo que acontece em Natal, no dia 15 de junho próximo, um curso de comunicação preparado especialmente para profissionais e estudantes de Odontologia.

Trilogia formada por Dr. Ozielbert Wesley, Dr. Alexandre Dias, e o Jornalista Diego Dantas – Foto: Divulgação

A ideia de realizar o curso surgiu da necessidade da própria categoria. “Percebemos essa vontade de alguns colegas em melhorar essa comunicação com os seus pacientes. Existem dúvidas de como manter esse contato mais eficiente com o seu paciente quando ele está fora do consultório, ao mesmo tempo em que estamos vivendo um novo momento de tecnologia, redes sociais; e todo profissional precisa estar inserido nesse contexto”, destaca o Dr. Alexandre Dias, da Oral Estética.

PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E PEDAGOCIA

Uma parceria da Ozzy & Ozzy Solutions com a clínica Oral Estética, o curso contará com profissionais de comunicação, administração e pedagogia. “A gente montou uma equipe para que os dentistas possam entender todo o processo de comunicação. Na realidade, a relação paciente/dentista exige uma comunicação eficiente, de modo que esse cliente possa fidelizar e voltar com maior frequência ao consultório. Muitos têm ótimo relacionamento dentro do consultório, mas a maioria não realiza nenhum trabalho de pós-venda”, destaca Ozielbert Wesley, diretor da Ozzy.

Para ministrar o curso e montar o conteúdo programático, foi convidado o jornalista Diego Dantas. O profissional vai trazer para os presentes a experiência do trabalho no Grupo Globo, comandando os módulos sobre comunicação e as suas ferramentas. Ao seu lado, estará o pedagogo Ozielbert Wesley, que já ocupou o cargo de vice-diretor da Mercedes-Benz STA Motors em Natal e Maceió, e eleito o melhor pós venda do Brasil por três anos consecutivos. Fechando a equipe, estará presente Osielli Plemole, executivo com passagens por multinacionais e grupos empresárias do Estado. As inscrições estão sendo feitas no link: http://www.oralestetica.com.br/comunicacao-para-dentistas-ozzy-&-ozzy/, (84): 99424-3325.

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Arquivo Pessoal

UNP PROMOVE O XII CONGRESSO CIENTÍFICO E MOSSORÓ

“O Poeta” Dorgival Dantas levará sua música e história para o público de Mossoró e toda região em uma noite de palestra do dia 5 de junho no Hotel Garbos Recepções, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Junto com ele, a filósofa Djamila Ribeiro, conhecida na mídia por abordar o Feminismo Negro abrirá o XII Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró da UnP, integrante da rede Laureate. As inscrições para o evento já estão disponíveis em www.unp.br/congressocientifico

Dorgival Dantas, músico potiguar de projeção nacional- Foto: Divulgação

Dorgival Dantas e Djamila Ribeiro palestram em Mossoró. Evento está com inscrições abertas para Mossoró e região e será realizado entre 5 e 7 de junho

QUEM É QUEM

Djamila Ribeiro além de pesquisadora é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, e tornou-se conhecida no país por seu ativismo na internet abordando a questão do feminismo com enfoque nas mulheres negras. Já o multi-instrumentista Dorgival Dantas, natural de Olho D’Água dos Borges (RN), dispensa apresentações por canções famosas que ficaram marcadas nos ouvidos de todos nós.

Djamila Ribeiro é palestrante de abertura – Foto: Christian Parente

PAPEL DA UNIVERSIDADE

Aberto a todo o público interessado, o Congresso Científico e Mostra da Extensão da UnP é um dos maiores eventos acadêmicos do Rio Grande do Norte. Em sua 12ª edição em Mossoró, o tema será “O papel da Universidade no cenário regional: desenvolvendo o cidadão e a sociedade”, integrando alunos, professores e profissionais das Instituições de Ensino Superior do Estado. Mais Informações: www.unp.br/congressocientifico.

Crédito das Fotos: Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Agência Câmara;  Christian Parente e Divulgação

Sair da versão mobile