O Diabo de Cada Dia – Um thriller envolvente e perturbador permeado pela fé e vingança

Publicidade

A segunda Guerra Mundial havia terminado, os soldados regressavam às suas casas e rotinas, e a religião era favorecida pelo interior dos estados estadunidenses de Ohio e West Virginia, além do preconceito e o machismo que dominavam junto com a vingança em mostrar o poder persuasivo através dos próprios punhos.

O Diabo de Cada Dia, é um thriller baseado no romance homônimo de Donald Ray Pollock (2011), aonde traz quão a fé e a ilusão religiosa pode cegar e levar as pessoas a caírem em contos desprestenciosos carregados de ódio e contradições. Tal qual como o Reverendo Preston Teagardin, que chegou a pequeno cidade interiorana com um discurso de fé e heroísmo, mas que se esconde atrás de assédios e uma moralidade duvidosa.

Mas, ele não esperava ser surpreendido pelo jovem Arvin Russell, que após perder sua mãe, vítima de câncer e o pai, morto friamente a próprio punho a poucos metros de sua casa, ele aprendeu quão as pessoas podem ser duvidosas e mensquinhas, transformando em outro ser para poder se amostrar aos outros, diante disso, a desconfiança e corrupação de caráteres que ocosasionam em dramas e tragédias inevitáveis.

Além disso, a trama ainda permeia pelo caráter duvidoso do casal Carl e Sandy, que ronda pelas estradas buscando caroneiros, que acabam sendo sequestrados e assassinados, logo após uma sessão de fotos degenerados que levam do sexo a exposição mórbida da retaliação de partes do corpo, destes desastres ocorreu até mesmo o desaparecimento do pastor Roy Laterfy, pai da pequena Lenora e marido da fervorosa religiosa Helen Hatton, que foi morta pelo próprio esposo em busca da ressureição e prenitude perante a Deus.

Todavia, quando cruzam com o jovem Arvim, e sua desconfiança, colocando os planos do casal abaixo, desmoronando em filicídios e acrescenta o Xerife Lee Bodecker, que acaba se envolvendo neste caso, que descobre o quão a índole de sua irmã Sandy era fraca e perdida, mas ainda sim, era seu sangue e ele busca encontrar seu assassino, transformando a justiça em vingança, mas que acaba caindo nas garras implacáveis do rapaz Russell.

Ainda, o Xerife têm de recuperar sua própria honra, temida pelo dono do bordel e seu fiel escudeiro, que tentavam derrubá-lo, para não precisarem mais pagar a propina ao policial, para manter seus negócios em livre dos pagamentos e funcionando normalmente.

E por falar em manter as funcionalidades, o encontro do Xerife com Russell, não foi o primeiro, já que anos passados eles haviam se encontrado após a trágica morte do pai de Arvin, Willard Russell.

O Diabo de Cada Dia é um filme que traz décadas distintas, de gerações que vinham do final da segunda Guerra Mundial até a Guerra do Vietnã, narrado pelo próprio Pollock, com contrapontos diferentes que se somam em uma trama inerente, envolvente e totalmente não-linear, já que o passado se reflete na memória e nas lembranças dos personagens em forma de flashback.

Em suma, esse longa mostra um drama frio, repleto de fé, vingança e ilusão, enganando inocentes para obter pactuado com a ganância e a repulsão para beneficiar a si mesmo.

O longa é uma produção desenvolvida pela Netflix, com direção de Antonio Campos, que também escreveu o roteiro junto com Paulo Campos, com produção do premiado ator Jake Gyllenhaal e um elenco estrelado por Tom Holland, Bill Skarsgård, Riley Keough, Jason Clarke, Sebastian Stan, Haley Bennett, Eliza Scanlen, Mia Wasikowska e Robert Pattinson.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile