Cartilha orienta sobre prevenção de quedas em idosos

Publicidade

O risco de uma queda resultar em fratura óssea é maior entre os idosos. A flexibilidade reduzida das articulações e da musculatura e doenças crônicas como a osteoporose contribuem para esse quadro. Por isso, a prevenção de quedas durante essa fase da vida deve ser estimulada. Para auxiliar nesse objetivo, foi produzida a cartilha Orientações de Prevenção de Queda em Idosos. O material foi disponibilizado em formato digital no Instagram @edusaudeufrn.

A cartilha resulta das atividades do projeto de extensão EduSaúde, desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), por meio do Departamento de Saúde Coletiva (DSC). O EduSaúde é coordenado pela professora Flávia Machado (DSC) e visa à confecção de materiais para uso em ações de Educação Popular em Saúde (EPS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde do SUS.

A cartilha foi produzida pela aluna do curso de Saúde, Maria Eloiza da Silva. A publicação chama a atenção para os principais fatores de risco de quedas em idosos e sugere cuidados para minorar esses riscos. O material também traz dicas para tornar ambientes domésticos como quarto, sala e cozinha mais seguros.

“A ideia de direcionar esse trabalho para pessoas idosas surgiu a partir do contato que já tive, por meio de outros projetos, com esse público. Entre as linhas de cuidados com as quais podemos atuar, a dos idosos é apaixonante e, por ser um pouco negligenciada, precisa de mais atenção”, explica Maria Eloiza.

“Participar desse projeto proporcionou um conhecimento prático, pois no nosso curso vemos a importância de produzir materiais educativos e divulgá-los para a comunidade. Isso nos levou a pesquisar sobre cada tema e depois a adaptar esse saber para um formato e uma linguagem acessível ao nosso público-alvo”, conclui. Além da cartilha Orientações de Prevenção de Queda em Idosos, outros trabalhos produzidos para ações de Educação Popular em Saúde podem ser acessados no Instagram do EduSaúde.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile