“Uma Mulher Contra Um País” – Um drama real de coragem, luta e dor de uma mãe que encara arduamente o regime do Apartheid

Publicidade

O drama Uma Mulher Contra Um País (The Long Journey of Poppie Nongena), mostra as dificuldades e empecilhos de uma mulher que enfrenta o governo e as leis injustas impostas pelo regime do Apartheid, que a considera ilegal em seu próprio país.

Poppie Nongena é uma mãe isiXhosa, trabalhadora doméstica e falante de Afrikaans, tenta desesperadamente manter sua família unida, enfrentando diariamente as leis desumanas do governo da África do Sul de 1970.

Um longa baseado no romance de Elsa Joubert, que foi considerado um dos melhores romances africanos do século 20 e mostra de maneira precisa e direta, a árdua vivência desta história real da luta de uma mãe que apenas quer manter sua família unida, durante o regime de segregação racial mais intenso que proliferou na África do Sul, e Poppie têm de defrontar arduamente sobre essas leis desumanas, que separou os povos e dizimou centenas de famílias.

Uma Mulher Contra Um País foi exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e também ganhou 14 condecorações no Silwerskerm Festival, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Som Original, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Elenco Principal, Melhor Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Editor e Melhor Fotografia. Além de receber o South African Film and Television Awards 2020 nas categorias, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

O filme tem direção de Christiaan Olwagen, e protagonizado por Clementine Mosimane, Anna-Mart van der Merwe, Nomsa Nene e Chris Gxalada. A estreia no Brasil aconteceu de forma virtual, no último dia 5 de Agosto de 2021 na plataforma Cinema Virtual.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile