Semur intensifica fiscalização de construções irregulares em áreas verdes de Parnamirim

A equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura de Parnamirim está intensificando o trabalho de patrulhamento das áreas de mata verde por toda a cidade. Com o aval e a pedido do próprio Ministério Público, os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, apoiados pela Guarda Municipal de Parnamirim, realizaram uma operação na última sexta-feira (15) no bairro de Vale do Sol, nas proximidades de uma área conhecida popularmente como “riachinho”, por trás do Centro de Treinamento do América Futebol Clube.

No local, os agentes flagraram situações de posse irregular de terrenos e construções em áreas a menos de 300m do leito de rios e riachos. Esses espaços são denominados como áreas de domínio público, de mata ciliar, essenciais à preservação da vegetação e hidrografia de qualquer município. Com a ação, os servidores objetivam aprimorar o controle dessas áreas verdes, para evitar o assoreamento de rios, erosão de áreas próximas e favorecer o equilíbrio do meio ambiente.

A equipe abordou os cidadãos flagrados e comunicou-os sobre o crime ambiental ora cometido, já que além de o local fazer parte de uma área de mata verde, também foram constatados indícios de queimadas próximas às edificações, situação que poderia acarretar sérias consequências aos infratores, em caso de reincidência. Uma das cercas erguidas pelos cidadãos inclusive, cruza uma rua já demarcada por parte do município, revelando mais uma tentativa clara de sobrepor o interesse particular em detrimento da coletividade. Os agentes da Semur e da Guarda Municipal realizaram o trabalho de fiscalização, orientaram os infratores quanto à irregularidade das condutas verificadas e, em caso de reincidência, retornarão ao local para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Imagens: Semsur

Fonte: Ascom/Parnamirim

Sair da versão mobile