Isolamento do “Buraco Azul” é ampliado para evitar banhistas

A Prefeitura de Parnamirim, na Grande Natal, aumentou a área de isolamento do “Buraco Azul”, lago que surgiu na cidade durante uma obra de esgotamento sanitário. Com a instalação dos novos tapumes em volta do lago, curiosos terão mais dificuldade para se aproximar do local, que fica no bairro de Nova Esperança. Os equipamentos são mais altos e estão a uma distância maior da água, ampliando a área restrita.

Nesta semana, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que a água está contaminada por bactérias. A companhia afirma que a contaminação se deu após a população tomar banho no local – o que é proibido desde que o lago foi descoberto. O isolamento feito agora é para proteger possíveis banhistas e evitar que a contaminação da água aumente.

Por causa da contaminação, a água mudou de cor e deixou de ter o azul turquesa que apresentava logo quando o lago surgiu.

“Aquela água já está supercontaminada com bactérias, justamente em função do uso inadequado. A E. Coli principalmente, que é bastante prejudicial à saúde. Não pode utilizar de forma nenhuma essa água, porque vai prejudicar a sua saúde. É problema de toda ordem, desde disenteria a problemas de saúde grave. Se continuarem utilizando, as pessoas serão prejudicadas, além do próprio lençol”, afirmou o presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares.

Apesar da contaminação, a prefeitura anunciou na última quarta-feira (8) que o lago será transformado em uma área de lazer e turismo. A ideia é que o lugar tenha um espaço de convivência, com caminhódromo e praça.

A estação elevatória de esgotos que seria construída no local será erguida a 100 metros do lago azul, em um novo projeto. Nos próximos dias, os serviços devem ter continuidade.

“A ideia é ser um centro de convivência. Vai contemplar um caminhódromo, uma praça, para que as pessoas convivam e preservem aquilo ali. Ali não vai ser um balneário para as pessoas tomarem banho. A gente vai preservar para que as pessoas vejam o fenômeno”, afirma o prefeito Rosano Taveira (Republicanos).

Imagem: Divulgação

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile