Potiguar Ayrton Lucas é convocado para seleção pré-olímpica

O técnico André Jardine divulgou nesta sexta-feira a última convocação da seleção pré-olímpica em 2019. Diferentemente de Tite, comandante do time principal, o treinador chamou 11 jogadores de clubes brasileiros para reforçar a equipe sub-23 no Torneio de Tenerife, de 11 a 17 de novembro – a quarta fase de preparação da equipe para o pré-olímpico, em janeiro. Esta foi a última convocação antes da competição que dá vaga nas Olimpíadas de Tóquio.

Athlético-PR (Anderson e Bruno Guimarães), São Paulo (Walce e Antony) e Grêmio (Phelipe e Matheus Henrique) foram as equipes brasileiras com mais atletas convocados – dois cada. Ponte Preta (Ivan), Atlético-MG (Guga), Fluminense (Caio Henrique), Corinthians (Pedrinho) e Bahia (Artur) tiveram um jogador chamado cada.

Os jogadores chamados desfalcarão seus clubes na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada nos fins de semana dos dias 16 e 17 de novembro.

– A gente sonha em janeiro poder convocar todos os atletas que a gente imagina e que tenhamos êxito na liberação de todos. Mas como treinador eu tento não ficar preso a nenhum nome e acreditar sempre na força do coletivo – disse André Jardine.

Com critério diferente de Tite, que deixou de fora jogadores que atuam no futebol brasileiro, Jardine disse que não conseguiria completar lista de 23 nomes sem incluir jogadores de clubes do país.

– Seria humanamente impossível formar seleção olímpica somente com jogadores de fora do país. Procuramos exercer sempre o bom senso, não só a seleção principal, mas todos nós, da olímpica, da juvenil. Encontramos caminho importante nesse sentido, tentando sempre chegar o mais próximo possível dos melhores, mas ao mesmo tempo com bom senso sem prejudicar em demasia os clubes. Estamos todos puxando a corda para o mesmo lado – afirmou o técnico da seleção pré-olímpica.

Entre as novidades, chama a atenção a convocação do atacante Gabriel Martinelli, que vem ganhando chances no Arsenal e voltou a balançar as redes na última quinta-feira, diante do Vitória de Guimarães, pela Liga Europa.

Branco exaltou trabalho de observação da seleção pré-olímpica — Foto: Pedro Martins / MoWA Press
Branco exaltou trabalho de observação da seleção pré-olímpica — Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Antes da divulgação da lista de André Jardine, o coordenador de seleções, Branco, lembrou que 45 jogadores foram convocados desde que o técnico assumiu o comando do projeto. E apontou que 13 atletas da lista divulgada nesta sexta-feira jamais tinham passado pelas categorias de base da seleção brasileira.

A seleção brasileira pré-olímpica disputará o Torneio de Tenerife, na Espanha, entre 11 e 17 de novembro, estreando contra os Estados Unidos. Quem levar a melhor enfrenta o vencedor do confronto entre Argentina e Chile na final. Os perdedores dos confrontos disputarão o terceiro lugar. Este torneio será a última fase de preparação antes da convocação para o pré-olímpico, que será realizado em janeiro, na Colômbia.

Confira a lista de convocados:

  • Goleiros: Anderson (Athlético-PR), Ivan (Ponte Preta) e Phelipe (Grêmio);
  • Laterais: Dodô (Shakhtar Donetsk), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Fluminense);
  • Zagueiros: Ibañez (Atalanta), Lyanco (Torino), Rodrigo (Portimonense) e Walce (São Paulo);
  • Meio-campistas: Bruno Guimarães (Athlético-PR), Lucas Fernandes (Portimonense), Matheus Henrique (Grêmio), Pedrinho (Corinthians), Thiago Maia (Lille) e Wendel (Sporting);
  • Atacantes: Antony (São Paulo), Artur (Bahia), Gabriel Martinelli (Arsenal), Mateus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Pedro (Fiorentina).

Fonte: Globo Esporte

Sair da versão mobile