O Centro de Convivência em Saúde Mental, localizado nas Rocas, promoveu nesta quinta-feira (28) o “Carnaval do Convivas”. Trata-se de um festejo carnavalesco para os participantes do grupo “Convivas” que é formado por usuários do Centro de Convivência.
O evento começou no próprio Centro de Convivência às 8h da manhã. Após todos reunidos, foi realizado um cortejo já em clima de carnaval até a “Praça das Rocas” que fica logo atrás do Centro de Convivência. Chegando na praça os usuários e os profissionais ligaram músicas e se divertiram bastante interagindo entre si com danças e fantasias. Além disso, o evento contou com aperitivos para os usuários que sentissem fome depois de gastar tanta energia. O evento contou com mais de 60 pessoas.
O Centro de Convivência em Saúde Mental é um local que promove saúde para seus usuários através da arte e da cultura. No local é possível encontrar várias oficinas com temas variados como artesanato, flauta, violão, pintura, entre outras. Para Patrícia Daniela, que é psicóloga do local, “momentos como esses são muito importantes para a descontração dessas pessoas. Assim, elas podem se divertir e esquecer um pouco os preconceitos pelos quais elas passam e alegrarem seu dia”. A psicóloga afirmou ainda que a ação contou com apoio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) I e o CAPS II Leste e que ficou muito satisfeita ao ver a alegria dos usuários ao comemorarem a data festiva.
Para Antônio Leão da Silva, que tem 52 anos e participa do grupo Convivas “é gratificante participar de um evento desses, pois é um momento de nos encontrarmos e conversamos sobre as coisas da vida, sobre medicamentos e sobre a saúde de um modo geral. Em eventos como esse, nosso bem-estar é estimulado e isso me deixa muito feliz”, completou o usuário do Centro de Convivência em Saúde Mental.
O Centro de Convivência em Saúde Mental funciona das 8h às 12h no antigo endereço do Hospital dos Pescadores no bairro das Rocas, Rua São João de Deus, nº 80, onde hoje funciona o Centro Integrado de Serviços em Saúde – Unidade Pescadores.
Imagem: Reprodução/Centro de Convivência
Fonte: Prefeitura de Natal