Após uma reunião com gestores e representantes de escolas privadas, pais e alunos dessa rede de Educação, além de membros do Comitê Científico do Município, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou que irá liberar a retomada das aulas presenciais em pelo menos 86 escolas particulares da capital nos próximos dias. Um decreto determinado a reabertura dos estabelecimentos escolares privados deverá ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (10) e partir da publicação, as escolas aptas e portadores do Selo de Biossegurança emitido pelo SEBRAE/RN em parceria com o SESI/RN poderão determinar as datas de retomada dos trabalhos presenciais.
De acordo com o prefeito Álvaro Dias, o comitê científico entendeu que, a partir dos protocolos de biossegurança elaborados escolas particulares, seria possível a liberação do retorno. Segundo ele, o comitê seguirá acompanhando as condições assistenciais e epidemiológicas do município de Natal e o protocolo feito pelas escolas.
“O comitê analisou que estamos num momento propício para o retorno das atividades escolares. Tomamos essa decisão e vamos acompanhar o cumprimento do protocolo que foi elaborado para que essas atividades possam retornar. E enfatizar que o retorno é opcional, os pais que quiserem manter seus filhos em casa, assistindo aulas através da internet, poderão fazer isso sem nenhum problema”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito Álvaro Dias, o retorno dessas escolas particulares se também pelo fato de que, segundo ele, providências e medidas já foram tomadas por parte das estruturas das escolas. A parte econômica das escolas e dos funcionários dessas unidades também foi levado em consideração.
“Sabemos que, dentro do contexto de retorno das atividades escolares, está a manutenção dos empregos dos professores, ASGs, de todos aqueles que dependem da manutenção dessas atividades para que eles permaneçam, claro, trabalhando, se mantendo e sobrevivendo. Isso foi levado em conta também. Estamos reativando mais uma atividade econômica na cidade de Natal”, comentou Álvaro.
“Uma notícia corajosa de um gestor que compreende a necessidade e a importância da educação e de sua retomada”, disse Cristine Rosado, diretora pedagógica do CEI Romualdo, participante da reunião. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte, Alexandre Marinho, também confirmou a informação de liberação, mas não deu maiores detalhes sobre as medidas que serão adotadas pelas escolas privadas da capital, as primeiras liberadas no Estado a retomarem as aulas presenciais.

Na terça-feira (8), pais, alunos, professores e gestores de escolas particulares fizeram um ato pedindo o retorno das aulas na rede privada. O grupo se reuniu na Praça 7 de Setembro, na Cidade Alta, reivindicando a possibilidade de escolha sobre o retorno.
A expectativa do Governo do Estado é que a reabertura das instituições particulares só acontecesse em outubro, dependendo das questões de biossegurança.
Escolas públicas continuam fechadas
Tanto o Estado quanto o Município de Natal confirmaram nesta semana que as aulas da rede pública só serão retomadas em 2021. O Governo do Estado garantiu um esforço para realizar aulas remotas com transmissão pela TV aberta, enquanto a Prefeitura do Natal determinou que a Secretaria Municipal de Educação publique um ato disciplinando como será a compensação futura das aulas.
Crédito da Foto: Assecom/Prefeitura do Natal e Magnus Nascimento
Fonte: TRIBUNA DO NORTE