Semana Santa em Natal: Celebrações e Significados

A Semana Santa é um convite à reflexão, à oração e à vivência dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

0
COMPARTILHAMENTOS
2
VISUALIZAÇÕES
Publicidade Publicidade

A Semana Santa é um período especial para os fiéis católicos, marcado por uma série de celebrações que relembram os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição.

Domingo de Ramos, que este ano celebrado em 24 de março, os fiéis celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua crucificação. A procissão e a bênção dos ramos são momentos de reflexão sobre a jornada de Jesus em direção à sua paixão e morte.

Terça-feira, dia 26 de março, acontece a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. Nesta celebração, o arcebispo preside a benção dos óleos que serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos da crisma, batismo e unção dos enfermos, simbolizando a continuidade da missão de Jesus através da igreja.

Quinta-feira Santa, é marcada pela Ceia do Senhor, que abre o Tríduo Pascal. Durante a celebração, é relembrado o gesto de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos, além da instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Os fiéis participam da transladação do Santíssimo Sacramento e permanecem em vigília eucarística.

Sexta-feira Santa, 29 de março, é um dia de jejum e penitência, marcado pela celebração da Paixão do Senhor. É o único dia do ano em que não se celebra missa, sendo um momento de profunda reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz.

Vigília Pascal, celebrada no sábado, 30 de março, é a espera pela vitória do Senhor sobre a morte. A celebração inicia com a liturgia da luz, com o acendimento do círio pascal, seguida da liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa, 31 de março, os fiéis celebram a ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte. É um momento de grande alegria e renovação da fé, conforme o Salmo 117, “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”.

Imagem: Reprodução

Fonte: Diário do RN

Publicidade
Lúcio Amaral

Lúcio Amaral

Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.

Próxima Notícia

Conectado no JOL RN

Publicidade

Últimas Notícias