A disputa eleitoral do ABC está aberta. Apenas duas chapas se inscreveram para disputar a presidência do clube no próximo dia 24 de novembro. Os candidatos Irapoã Nóbrega e Fábio Freire vão representar a chapa da situação (ABC, a paixão que nos move), enquanto Eduardo Machado e Judery Fonseca, representando a oposição (ABC + Forte), disputarão o cargo máximo do Alvinegro. Wilson Cardoso, de última hora, desistiu do pleito passando a apoiar o nome de Irapoã, que foi o primeiro a registrar a candidatura na tarde desta terça-feira.
De acordo com as regras do cronograma publicado pela Junta Eleitoral, o passo a passo do processo até a escolha do novo mandatário do clube será o seguinte: a divulgação das chapas inscritas está prevista para ocorrer nesta quinta, dia 31 de outubro, com os prazos para impugnações ocorrendo no período de 1 a 5 de novembro.
A previsão de divulgação do resultado dos julgamentos é para o dia 8/11. Após esse período, no dia 12 irá se encerrar o período de interposição de recursos à mesa diretora do Conselho Deliberativo, e três dias após (15) ocorrerá a divulgação dos julgamentos, caso existam recursos.
Embora o pleito esteja marcado para ocorrer no dia 24 de novembro, o local e o horário para votação ainda não foram definidos pelos membros da Junta Eleitoral. Por acreditar que o clube está no caminho correto para crescer, Irapoã Nóbrega defende o projeto da atual diretoria que é combater a dívida trabalhista do clube a qualquer custo, para que o ABC volte a desfrutar de uma boa saúde financeira. Além disso, a chapa da situação defende que os abecedistas marchem unidos para ultrapassar as barreiras que o Alvinegro ainda tem pela frente, consideradas grandes.
“Necessitamos da união, porque o maior clube do nosso estado precisa estar mobilizado para favorecer o desenvolvimento da gestão. Necessitamos atacar as nossas dívidas, principalmente as trabalhistas que estão prejudicando tanto qualquer planejamento que venha a ser feito para o futebol”, ressaltou o candidato Irapoã Nóbrega.
Também consciente do momento financeiramente delicado do clube, que irá obrigar a diretoria a negociar uma nova gestão de pagamento da dívida junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no início de 2025, Eduardo Machado defende um projeto de modernização.
“Espero um ABC mais forte, uma gestão moderna, pautada 100% na profissionalização de todos os departamentos do clube. É para isso que estou me colocando como candidato a presidente do ABC. Nossa gestão será pautada em pilares sólidos: o primeiro é a profissionalização; o segundo, a responsabilidade financeira e transparência; o terceiro, a estrutura. Precisamos reavaliar e remodelar toda a estrutura do ABC, passando pelo centro de treinamento, categorias de base e o próprio estádio Frasqueirão”, destacou Machado.
O acordo firmado entre os dois candidatos, que vão concorrer ao mandato de 2025 a 2027, é que os eleitores não partam para baixarias, porque ambos os candidatos estão mais preocupados em discutir os problemas do clube e buscar soluções. Eles acreditam que a realização de uma campanha limpa, no final, irá facilitar o processo de reaglutinação de forças em prol do próprio clube.
Crédito das Fotos: Rennê Carvalho/ABC FC
Fonte: TRIBUNA DO NORTE
Comentários