Cláudio Roberto completa este 10 anos de carreira como cosplayer. Iniciou tudo em 2015 e ficou famoso como O Destruidor, eterno rival das Tartarugas Ninjas. Neste mesmo ano ganhou um concurso de Cosplayer e criou o grupo de cosplay “Clã do Pé/RN, inspirado nos inimigos das Tartarugas Ninjas.
Ao longo de sua carreira, Cláudio ainda interpretou mais dois personagens, “Zed: O Mestre das Sombras” do jogo League of Legends e recentemente vestiu o uniforme do Governador Tarkin, do universo de Star Wars.
Em homenagem ao mês do orgulho Nerd, hoje trazemos uma entrevista com Cláudio Roberto e vamos conhecer mais um pouco sobre sua carreira e as lides de um cosplayer dentro do estado do Rio Grande do Norte.

Entrevista com Cláudio Roberto, Cosplayer potiguar
JOL RN: Cláudio, é um prazer tê-lo aqui! Com 10 anos de experiência em cosplay, você já interpretou muitos personagens incríveis. Qual foi o momento mais marcante da sua carreira?
Cláudio Roberto: O momento mais marcante da minha carreira, que você acertou, vou completar 10 anos também no dia 15 de agosto desse ano. Eu comecei no evento de 15 de agosto de 2015 no SAGA ARENA do antigo SAGA Entretenimento, realizado no 2⁰. Pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Comecei como cosplay do Destruidor da versão 2003 do desenho Tartarugas Ninja.
E o momento marcante foi logo no ano de 2015, no evento RE:SAGA, realizado em novembro do mesmo ano. Eu tinha um grupo de cosplay chamado O Clã Do Pé/RN e, junto com mais 3 amigos, fizemos uma apresentação no concurso cosplay categoria livre do RE:SAGA. Eram pra ser dois grupos a se apresentar, mas o primeiro desistiu. Mesmo assim nós nos apresentamos e ganhamos o troféu. O único troféu oficial de um concurso cosplay que participei. Ainda tenho recordações e vídeos destas apresentações, guardadas até hoje. E não ganhei mais concurso nenhum desde então, por causa da famosa “panelinha” que tem nos concursos.
JOL RN: Você é conhecido por interpretar personagens como O Destruidor das Tartarugas Ninjas, Zed e Governador Tarkin. Qual é o seu processo criativo ao escolher um personagem para interpretar?
Cláudio Roberto: O meu processo criativo para escolher um personagem para incorporar depende de dois fatores: de eu gostar de um personagem que possa ser compatível com minha personalidade e por sugestões de amizades. No caso do Destruidor, foi escolha minha, porque estava indeciso se também escolhesse entre o Darth Vader de Star Wars. Mas percebi que o Darth Vader seria caro para meu orçamento e que também ele era muito procurado. Então escolhi o Destruidor. O custo era razoável para produzí-lo e nunca pensei que poderia fazer sucesso com ele.
Já o Zed/Zedão O Mestre Das Sombras e o Governador Tarkin foram sugestões de amizades que tenho. Com o Zedão e o Governador Tarkin ainda não me fizeram ficar entre os bem-colocados num concurso cosplay, mas eles conquistam a vibração e os aplausos dos visitantes dos eventos.
JOL RN: E como você se prepara para criar os trajes e acessórios para cada personagem?
Cláudio Roberto: A preparação sempre foi por cosmaker. Uma outra versão para estilista, costureiro (a), para confeccionar trajes, armaduras e acessórios. Eles fazem o orçamento e eu sempre tenho que entrar com o pagamento em dinheiro pra ter meus cosplays. Eu só consigo fazer alguns pequenos consertos.
JOL RN: Você tem algum conselho para os cosplayers iniciantes que querem seguir seus passos?
Cláudio Roberto: Aos cosplayers iniciantes eu tenho algumas sugestões: escolham um personagem que gostem muito e tentem incorporar dentro do possível. E tendo vontade de ser um cosplay, sejam! Não liguem para o que os outros pensarem e falarem
E se quiserem iniciar como cosplayers, eu criei um grupo de Star Wars Cosplay chamado Esquadrão Imperial Potiguar, o EIP. Para se ingressarem no grupo, basta terem um cosplay de qualquer personagem do Império Galático de Star Wars.
Para mais informações e dúvidas sobre se integrar no EIP, os interessados podem entrar em contato comigo pelo chat da Conexão Biroska no Instagram.
Paa acessar o Conexão Biroska basta apontar a câmera do celular para o QR Code do lado ou acessar este link aqui.
JOL RN: Para finalizar, o que você está planejando para o futuro em termos de cosplay?
Cláudio Roberto: Por último, vou me divertir, incorporar os personagens que tenho agora e tentar crescer na Conexão Biroska. Pelo resto deste ano vou continuar como Governador Tarkin. No ano que vem eu vou voltar a incorporar O Destruidor Potiguar e o Zedão, até eu conseguir recursos para um novo projeto que já tenho em mente: mais um em tecido ou outro em armadura feita de EVA.
JOL RN: Muito obrigado, Cláudio, por compartilhar sua experiência conosco! É inspirador ver sua paixão pelo cosplay.
Cláudio Roberto: Eu é que agradeço a oportunidade que você, Glídio (do Museu do Videogame Potiguar) e o Museu Do Videogame Potiguar e o JOL RN sempre estão me dando de acompanhar o que acontece nos eventos de cultura pop e geek de Natal e presenciar a experiência de estar participando de um MultiUniverso assim.❤️🖖🏼🤝