A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi classificada como a 98ª melhor universidade da América Latina, segundo ranking divulgado na última quarta-feira (1º) pela QS World University (QS), organização com sede no Reino Unido, especializada em analisar instituições de ensino superior de todo o mundo. A instituição obteve pontuação geral de 47,2, numa escala que vai de 0 a 100.
Os quesitos em que a UFRN obteve a melhor pontuação foram equipe com doutorado (96,1), rede internacional de pesquisa (95,5) e impacto na web (87,3). Já no critério reputação acadêmica, a instituição obteve nota 30,8.
Os outros critérios avaliados foram artigos por faculdade (78,8), citações por artigo (48,9), proporção de alunos por docentes (19,9) e empregabilidade (6).
Entre as instituições de ensino superior do Nordeste, a melhor colocada foi a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (52ª posição), seguida da Universidade Federal da Bahia – UFBA (69ª posição) e da Universidade Federal do Ceará – UFC (71ª posição). Na 100ª posição, completando o ranking, aparece a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A instituição brasileira melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em segundo lugar no ranking, perdendo a liderança para a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC).
O Brasil predomina no ranking, com 26 universidades nacionais entre as 100 melhores da região. O Chile, com 16, seguido do México, com 14, vêm em seguida. O país também lidera quando no universo total do levantamento, com 130 instituições classificadas – 34 a mais que no ano passado –, quase o dobro do México e da Colômbia, ambas com 67.
A análise considera fatores como reputação acadêmica, impacto da pesquisa, citações por docente, empregabilidade, formação do corpo docente, programas de intercâmbio e grau de internacionalização. O levantamento está em sua 15ª edição e avaliou 437 instituições de 26 países na América Latina e no Caribe.
A QS, fundada em 1990, publicou a sua primeira classificação mundial de universidades, em conjunto com a revista Times Higher Education, em 2004.
As outras instituições brasileiras que aparecem no ranking são a Unicamp (3º), UFRJ (5º), Unesp (6º), PUC-RJ (13º), UFMG (14º), UFRS (16º), UFSC (23º), UnB (26º), Unifesp (28º), UFScar (30º), UFPR (32º), UFF (64º), PUC-RS (65º), PUC-SP (72º), UFSM (75º), UERJ (76º), UFV (81º), PUC-PR (85º), Mackenzie (89º) e UFPEL (99º).
Das 26 instituições brasileiras de ensino superior no ranking das 100 melhores da América Latina e do Caribe, 21 são universidades públicas – federais ou estaduais.
Confira quais são as 10 melhores universidades da América Latina:
1. UC (Pontifícia Universidade Católica do Chile) – Chile
2. USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
3. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
4. Tecnológico de Monterrey – México
5. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
6. Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
6. Universidade do Chile – Chile
8. Universidade dos Andes – Colômbia
9. UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) – México
10. UBA (Universidade de Buenos Aires) – Argentina
Para conferir o ranking completo, clique AQUI.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agência Saiba Mais








































































