Existe uma cena pulsante de house music em Natal que vem se consolidando há mais de uma década e a festa Houssaca é considerada a “nave-mãe” desse movimento. O projeto celebra neste sábado, 8 de novembro, às 16h, no Largo da Rua Chile, 10 anos de resistência como um dos espaços mais simbólicos da cultura de pista em Natal, combinando música, performance e liberdade criativa. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis toda terça-feira, às 19h30, em outgo.com.br/houssaca.
Ao longo dos anos, a festa inspirou novos projetos, artistas e eventos que hoje fazem parte da paisagem cultural da cidade. “A Houssaca é quase tão antiga quanto as grandes festas do eixo Rio–São Paulo, como a Mamba Negra, e ajudou a construir um movimento próprio da música eletrônica no Nordeste”, explica Pajux, DJ, produtor e um dos fundadores do evento. “Queremos celebrar esse legado reunindo as pessoas que começaram tudo e quem cresceu com a festa.”
Em formato back-to-back, as duplas de DJs locais representam diferentes tempos da cena eletrônica local. O DJ T-yuri representa uma geração que frequenta as pistas desde o final dos anos 1990, ele discoteca com Marti, nome expoente da nova geração e sócia do Clube Frisson. Galaxy é produtor e figura importante na introdução da estética queer nas pistas. Santelli, cineasta da nova geração, representa a renovação dessa cena. Elisa Bacche fez parte dos primeiros palcos da Houssaca e hoje é referência na cena local, ela discoteca com Jennify C, uma das DJs mais atuantes da nova geração. DJ Hunter e Petit fortalecem o intercâmbio entre a capital e o interior do Rio Grande do Norte. Hunter é uma das primeiras DJs mulheres da região e Petit representa a nova cena mossoroense. O criador da festa, Pajux, toca com Desktop Is , DJ e produtor que simboliza a geração mais jovem da house potiguar. A estreante Maya faz o warm-up da celebração na Ribeira.
A cereja do bolo de aniversário da Houssaca é Paulete Lindacelva, referência na house brasileira por misturar beats eletrônicos com ritmos e texturas nordestinas, e que chega em Natal com o recém lançado Ácido Brasil, e o clássico DJ Mau Mau, pioneiro que marcou a história da música eletrônica no Brasil. A DJ e performer Leviathan também integra o line-up, representando a origem da fesya, quando o evento unia house music e performance drag, colecionando apresentações históricas de Kaya Conky, Potyguara Bardo e Quilomba Zu.
Nesta edição, a Houssaca 10 Anos também contará com performances que conectam a festa à cena de ballroom, com performances de Marxine, Iguia T., Cajju e Arthropoda. “A Houssaca mostra que no Nordeste existe um impulso autêntico de viver a pista de dança. É uma cena que honra o fundamento da house e, ao mesmo tempo, traz frescor, diversidade e novas perspectivas”, conclui Pajux.
A Houssaca é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal
SERVIÇO
Houssaca — 10 Anos
Data: 8 de Novembro
Local: Largo da Rua Chile
Horário: 16h
Ingressos: Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis toda terça-feira, às 19h30, em outgo.com.br/houssaca.
Imagem: Divulgação
Fonte: Press Release








































































Comentários