A morte do cão Orelha mobiliza atos em Natal e em diversas capitais brasileiras neste domingo (1º). As manifestações têm como objetivo cobrar justiça e a responsabilização de envolvidos em agressões contra animais.
Em Natal, a população foi convocada para um ato na Praça da Árvore, em Mirassol, às 15h. Os organizadores sugeriram o uso de camisas pretas em homenagem às vítimas sob o lema “Natal está junto por justiça”.

São Paulo registrou concentração na Avenida Paulista desde as 10h. Os participantes levaram cartazes e pediram a redução da maioridade penal, já que os suspeitos pela morte de Orelha são quatro adolescentes.
A ativista Luisa Mell e a primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, participaram do protesto. No Rio de Janeiro, os atos ocorreram no Aterro do Flamengo e na Praia de Copacabana.
Orelha morreu em janeiro após sofrer graves agressões na cabeça em Florianópolis. Dois dos jovens investigados tiveram aparelhos eletrônicos apreendidos pela Polícia Civil na quinta-feira (29), ao desembarcarem de uma viagem aos Estados Unidos.
A atriz Heloisa Perissé fez um apelo pela participação nas redes sociais. “Infelizmente, pelo que percebi, isso é só a ponta de um iceberg de coisas tenebrosas que estão acontecendo por aí”, afirmou a artista.
No Rio Grande do Norte, as ocorrências de maus-tratos subiram de 244 para 343 entre 2024 e 2025. Ao todo, 75 cães ou gatos foram mortos por violência no estado no ano passado, uma média de uma morte a cada quatro dias.
A Lei de Crimes Ambientais tipifica o crime com penas que podem chegar a cinco anos de prisão. Ativistas ressaltam que situações de violência, negligência ou abandono devem ser denunciadas imediatamente às autoridades competentes.
Imagens: Reprodução
Fonte: Novo Notícias



































![[VÍDEO] Motociclista morre após ser atingido por viatura na BR-304 em Mossoró](https://www.jolrn.com.br/wp-content/uploads/2026/04/IMG_6085-360x180.png)









































