Os professores da Rede Municipal de Natal vão iniciar a partir da próxima quinta-feira (6) uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi decidida nesta segunda (3) em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). A categoria reclama da falta de avanços nas negociações com a Prefeitura. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que mantém diálogo permanente com o sindicato, e que só vai se manifestar oficialmente sobre o anúncio de deflagração do movimento grevista após ser formalmente comunicada pelo Sinte-RN.
As principais reivindicações dos docentes envolvem a reposição das perdas salariais, a unificação das carreiras, a isonomia salarial e a defesa da educação pública da capital diante do que a categoria classifica como um processo de desmonte da rede. Atualmente, os professores pedem 4,6% de reajuste referente a 2026, percentual apresentado como reposição imediata diante de uma perda salarial acumulada de 60% ao longo dos anos.
De acordo com o Sinte, um dos pontos do impasse é a existência de três legislações diferentes que regem as carreiras do magistério, o que gera distorções salariais e diferenças de direitos entre profissionais que exercem funções semelhantes na rede. Além da pauta remuneratória, os educadores também denunciam problemas estruturais em unidades de ensino do município.
“É uma resposta que a categoria está dando à falta de negociação da Prefeitura, a situação salarial dos professores, pior salário entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte e chega uma hora que não dá mais para suportar. Então, é um grito de socorro que a educação de Natal está dando e a gente espera que as autoridades competentes agora se sensibilizem e nos chamem para realmente negociar para que a gente tenha um movimento o mais curto possível”, disse Miguel Salustiano, coordenador-geral do Sinte.
Na assembleia, a categoria aprovou uma série de ações para organizar o movimento grevista, como ações coordenadas nas redes sociais, criação de um fundo de apoio financeiro para a greve, reunião do Comando de Greve no dia 11 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde e informe à comunidade escolar, pais e responsáveis sobre os motivos da greve;
A greve vai iniciar com um ato público na quinta, marcado para às 8h em frente à sede da Prefeitura. A manifestação terá como eixos centrais a defesa da educação pública municipal e a cobrança de respostas da gestão às reivindicações da categoria.
Secretaria fala em manter diálogo
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que tem mantido diálogo com a categoria e afirmou que, como parte do processo de negociação, recebeu representantes do sindicato na última segunda-feira (27), em mais uma reunião destinada à discussão da pauta apresentada pela categoria.
Confira a nota completa:
A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME-Natal) informa que mantém diálogo permanente e respeitoso com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), entidade representativa dos professores da Rede Municipal de Ensino.
Como parte desse processo de negociação, a Secretaria recebeu representantes do sindicato na última segunda-feira (27), em mais uma reunião destinada à discussão da pauta apresentada pela categoria. Desde o início das tratativas, a gestão municipal tem buscado conduzir as negociações com responsabilidade, transparência e compromisso com a valorização dos profissionais da educação, observando os limites legais, orçamentários e financeiros da administração pública.
Em relação ao anúncio de deflagração de movimento grevista, a Secretaria Municipal de Educação de Natal esclarece que somente se manifestará oficialmente após ser formalmente comunicada pelo Sinte-RN, seguindo os procedimentos institucionais previstos para esse tipo de situação.
A SME-Natal reafirma seu compromisso com a continuidade do diálogo como instrumento para a construção de soluções equilibradas, preservando o direito à negociação e, sobretudo, garantindo o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública e com os estudantes atendidos pela Rede Municipal de Ensino.
Assessoria de Comunicação da SME-Natal
Imagem: Reprodução
Fonte: Agência Saiba Mais


































































Comentários