Loja Natal Original impulsiona setor da economia solidária

Espaço localizado na Árvore de Mirassol conta com 120 artesãos.

0
COMPARTILHAMENTOS
7
VISUALIZAÇÕES
Publicidade Publicidade

A Loja Conceito Natal Original foi reaberta para os festejos natalinos, e na edição de 2021 do Natal em Natal oferece aos visitantes novo espaço, revitalizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Sebrae/RN, com o melhor do artesanato potiguar. Localizada na praça da Árvore (Espaço Cultural Marilene Dantas), em Mirassol, a loja tem 390 m² de área interna e acomoda 60 artesãos. Já o entorno, conta com um espaço de 420m², onde também estão instaladas bancas de exposição de outros 60 artesãos.

A Loja  é um espaço oferecido pela Prefeitura do Natal para os artesãos de Natal e  região metropolitana, onde natalenses e turistas têm nova opção de interação com a arte, cultura, além de poderem comprar produtos genuinamente artesanais. Com localização privilegiada, no corredor da avenida Engenheiro Roberto Freire, o local é de fácil acesso e está passando por intervenções para se consolidar como novo ponto turístico da capital potiguar.

Os expositores foram credenciados pela Semtas e selecionados por meio de edital,  realizado em setembro, como parte do processo de fomento do artesanato potiguar e economia solidária. Na loja Natal Original é possível encontrar diversas opções para presentes, produtos feitos em crochê, bordado, pirogravura e ferro. Com variedade de bolsas, tapetes, bonecas de pano,  roupas, bijuterias,  bebidas e acessórios para a casa.

Trabalhando há quatro anos como artista plástico, Edilson Carneiro é um dos selecionados. As peças, feitas em ferro, chamam atenção de quem chega à loja. Uma escultura com cerca de dois metros de altura, lembra um robô e foi concebida a partir de memórias da época em que trabalhava como soldador em uma oficina mecânica. “Passei seis anos trabalhando como soldador em uma oficina, foi lá onde nasceu o desejo de criar peças de decoração. Consigo a matéria-prima em sucatas e oficinas e muitas vezes as peças já dão a ideia do que devo criar”, afirmou o artesão. Edilson começou criando miniaturas de motocicletas, peças que continuam tendo destaque nas vendas.

O trabalho da artesã Lucélia de Azevedo também está presente na Loja Natal Original. A natalense produz licores artesanais e hoje já conta com um cardápio de 54 sabores, que variam entre os tradicionais de chocolate e amarula até alguns nem tão comuns, como o de flor de sabugueiro e especiarias. “Aprendi a fazer licor com a minha mãe, ela produzia para presentear familiares, mas somente dois sabores: jenipapo e menta. Quando precisei de um incremento na  renda, decidi fazer a bebida e fui fazendo sabores diferentes. Pesquisei e aprimorei as técnicas de maceração e fermentação. Na minha produção não utilizo corantes e nem conservantes, tudo é 100% natural”, destacou Lucélia.

A Loja Natal Original funciona de domingo a domingo,  das 16h às 22h. Apenas nos dias 25 e 31 de dezembro o local não funcionará. Após o período natalino a loja vai continuar funcionando, e a expectativa é de que até o mês de abril os artesãos credenciados para a Loja Natal Original passem por uma capacitação com a designer social Cris Ribeiro, para aprender sobre gestão, vendas, relacionamento com cliente e plataformas online. Além disso, vão participar de oficinas para o desenvolvimento de produtos artesanais alinhados com a nova identidade visual da loja.

A programação do Natal em Natal segue até o dia 09 de janeiro de 2022.

Imagem: Rennê carvalho

Fonte: Secom/Natal

Publicidade
Lúcio Amaral

Lúcio Amaral

Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.

Próxima Notícia

Conectado no JOL RN

Publicidade

Últimas Notícias