Natal atendeu 431 pessoas no primeiro dia do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais

Mais de 400 pessoas foram atendidas com sintomas de gripe apenas no Centro de Enfrentamento

0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Publicidade Publicidade

A Prefeitura do Natal reforçou o atendimento de casos suspeitos de gripe com a criação do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, nesta quarta-feira (29), no Cemure. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) atendeu 431 pacientes no primeiro dia de funcionamento do serviço apenas neste local.

Para o centro são encaminhados os casos leves das síndromes gripais, como coriza, tosse e a indicação é de que casos mais graves, como febre alta, prostração e dificuldades respiratórias, as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

O Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais funciona de segunda a sexta-feira, no Cemure, das 08h às 17h, com atendimento médico e dispensação de medicamentos para qualquer munícipe de Natal com sintomas leves de gripe: tosse, coriza ou dor de cabeça, por exemplo. É necessário levar documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS para ser atendido no local.

A população também pode buscar qualquer Unidade Básica de Saúde para ter atendimento médico até às 15h; ou ainda uma das 10 unidades com horário estendido até 18h, sempre de segunda a sexta. Apenas em casos em que se apresenta dificuldade de respirar ou febre alta persistente, indica-se procurar a rede de urgência e emergência que funciona 24h por dia, formada pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) Potengi, Esperança, Pajuçara, Satélite, Hospital dos Pescadores ou Unidade Mista de Mãe Luiza. Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.

“É importante que as pessoas compreendam esse fluxo para não sobrecarregar a nossa rede e saber qual local buscar, por isso adotamos essa estratégia que atua na atenção básica e atenção especializada. Reforçamos nossos serviços e vamos observar para agir de modo a encontrar um equilíbrio nesse atendimento. Também é importante que os municípios vizinhos hajam nesse sentido para que a gente não absorva uma demanda que não é nossa”, comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal.

Unidades Básicas de Saúde de Natal com horário estendido até 18h: 

  • UBS Pajuçara (R Maracaí, s/n)
  • UBS Nova Natal (R do Pastoril, s/n)
  • UBS Panatis (Rua Milton Servita Brito, 994)
  • UBS Vale Dourado (R irmã Vitória, 706)
  • UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891)
  • UBS Brasília Teimosa (R. Miramar, 32)
  • UBS Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, s/n)
  • UBS Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01)
  • UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, s/n)
  • UBS Rosângela Lima (R Santa Beatriz, 11)

Imagem: Alex Régis

Fonte: Prefeitura de Natal

Publicidade
Lúcio Amaral

Lúcio Amaral

Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.

Próxima Notícia

Comentários

Conectado no JOL RN

Publicidade

Últimas Notícias