Após a experiência de trinta dias com um ônibus elétrico que circulou por algumas linhas de Natal entre abril e maio, a Prefeitura divulgará o relatório técnico em 15 dias. Um mesmo teste será feito com um veículo a gás.
O modelo que foi testado, um Azure A12BR, da TEVX Higer, possui sistema de ar-condicionado ecológico com dutos individuais, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real. O modelo também conta com piso totalmente baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, para facilitar o embarque e desembarque de todos os passageiros, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo a titular da STTU, foram coletados dados de tempo de viagem, duração de bateria, eficiência do ar-condicionado, abertura de portas, tempo de embarque, bem como a percepção do passageiro.
Ela disse que houve registros de dificuldades operacionais provocadas por buracos ou desníveis nas ruas de Natal, mas nada com gravidade que impedisse a operação do veículo.
“Alguns dos problemas verificados estão relacionados à altura do veículo do solo, diante de irregularidades do pavimento e lombadas executadas de forma irregular, pela própria população, que ficam fora do padrão estabelecido em norma”, explicou.
Em relação à adoção da frota elétrica de modo permanente, a secretária informou que a avaliação ainda não foi finalizada pela Comissão de Acompanhamento, mas já foram verificados alguns pontos que merecem atenção nessa avaliação das condições viárias da cidade.
“Após a conclusão e divulgação do estudo, que analisará primeiramente aspectos técnicos, será verificada a viabilidade operacional do veículo. Caso seja entendido como viável, será iniciada a discussão de aquisição, avaliando a capacidade financeira, haja vista o vultuoso volume de investimento”, informou.
Melo disse ainda que será realizado, em breve, teste com um veículo a gás, de forma a avaliar os mesmos parâmetros que foram verificados no elétrico.
Imagem: STTU
Fonte: Agência Saiba Mais