O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 9, que a guerra na Faixa de Gaza foi ‘terminada’.
“Terminamos a guerra em Gaza”, disse o presidente americano em reunião de gabinete.
Segundo o presidente americano, os reféns israelenses serão libertados na segunda ou terça-feira.
“Conseguimos a libertação de todos os reféns restantes, e eles devem ser libertados na segunda ou terça-feira”, disse.
Ele disse acreditar que isso levará a uma “paz duradoura” em Gaza.
Trump também afirmou que tentará fazer uma viagem ao Oriente Médio e participar da cerimônia de assinatura do acordo no Egito.
Gaza será “refeita”
Trump também afirmou que “Gaza será lentamente refeita”.
“Há uma riqueza tremenda naquela parte do mundo, proveniente de certos países. E apenas uma pequena parte disso, o que eles produzem, fará maravilhas para Gaza”, afirmou.
“Não há outro líder no mundo que poderia ter feito isso”
Na reunião, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que somente Trump poderia ter concretizado o acordo.
Trump realizou “algumas ligações e reuniões extraordinárias, que exigiram um alto grau de intensidade e comprometimento” para que isso acontecesse.
“Honestamente, não só não há outro líder no mundo que poderia ter feito isso, senhor presidente, mas, francamente, não conheço nenhum presidente americano na era moderna que poderia ter tornado isso possível por causa das ações que você tomou sem relação com isso, e por causa de quem você é, o que você fez e como você é visto”, disse ele.
O acordo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira, 8, que Israel e o grupo terrorista Hamas assinaram a primeira fase do plano de paz para a Faixa de Gaza.
A declaração ocorre três dias após o início de negociações entre as partes no Egito.
Segundo Trump, todos os reféns serão libertados e as Forças de Defesa de Israel (FDI) retirarão as tropas para uma linha acordada.
“Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e eterna. Todas as partes serão tratadas com justiça! Este é um GRANDE Dia para o Mundo Árabe e Muçulmano, Israel, todas as nações vizinhas e os Estados Unidos da América, e agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para que este Evento Histórico e Sem Precedentes acontecesse. ABENÇOADOS OS PACIFICADORES! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”, escreveu na Truth Social.
Crédito da Foto: Reprodução
Fonte: CRUSOÉ







































































