É oficial: Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção. O anúncio foi feito pela CBF na manhã desta segunda-feira (12) e o italiano vai comandar o Brasil até a Copa do Mundo de 2026. Ele é o primeiro estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira em mais de 60 anos.
A expectativa é que o novo treinador já defina os convocados para os confrontos contra Equador e Paraguai, no próximo mês, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A convocação está agendada para o próximo dia 26.
A saída de Ancelotti do Real Madrid ainda não foi anunciada, mas já é especulado que Xabi Alonso comandará o clube merengue no Mundial de Clubes da FIFA, em junho.
Ancelotti deixa o comando do Real Madrid após o encerramento da temporada europeia 2024/2025, na qual o clube merengue terminou sem conquistar títulos. Com passagem vitoriosa por grandes clubes da Europa, o italiano acumula experiências de sucesso e é o primeiro estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira em mais de 60 anos.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Quem é Carlo Ancelloti?
Carlo Ancelotti é um dos técnicos de futebol mais vitoriosos da história do esporte. Nascido em 10 de junho de 1959, na Itália, ele teve uma carreira de sucesso como jogador e, posteriormente, como treinador.
Como jogador
- Atuou como meio-campista, principalmente pelo Parma, Roma e Milan.
- Pela Roma, venceu um Campeonato Italiano e várias Copas da Itália.
- No Milan, foi bicampeão da Champions League como jogador.
Como treinador
Ancelotti é conhecido por sua versatilidade tática, habilidade de lidar com elencos repletos de estrelas e por conquistar títulos em várias ligas importantes da Europa. Ele é o único técnico da história a vencer a Liga dos Campeões da UEFA quatro vezes como treinador. Além disso, treinou clubes como Juventus, Napoli e Everton.
- AC Milan: 2 Champions League (2002–03, 2006–07), 1 Serie A.
- Chelsea: 1 Premier League, 1 FA Cup.
- Paris Saint-Germain: 1 Campeonato Francês.
- Real Madrid: 2 Champions League (2013–14, 2021–22), 1 La Liga, entre outros títulos.
- Bayern de Munique: 1 Campeonato Alemão.
Imagem: Real Madrid
Fonte: Tribuna do Norte