O artista visual e produtor cultural potiguar Daniel Torres realiza, nos dias 8 de outubro, às 7h30, e 9 de outubro, às 16h, a intervenção artística Riscado – Um papel do palhaço Castanho, um solo de palhaçaria. A atividade será realizada de forma gratuita no Centro de Educação Infantil Monsenhor Rui Miranda, em Ceará-Mirim (RN).
Multiartista formado em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Daniel Torres desenvolve uma trajetória que entrelaça artes visuais e artes cênicas. É gestor do Espaço Artístico A3, integrante do Grupo Teatro Carmin (RN) e parceiro artístico da bailarina Ana Cláudia Viana (CE).
Riscado – Um papel do palhaço Castanho marca a estreia de Torres em cena, após mais de 16 anos de atuação nos bastidores de produções teatrais e de dança, contribuindo com produção executiva, cenografia, direção de palco e visualidades. O palhaço Castanho surgiu em 2015, durante uma oficina com a mestra em palhaçaria Adelvane Néia (PR), como um exercício de desinibição que se transformou em linguagem artística.
“Buscar companhia para o ato de criar e desenhar diante do público foi o que motivou a construção do personagem. A palhaçaria apareceu como uma ferramenta para sair da solitude do ateliê. Desde então, venho aprofundando essa pesquisa, realizando oficinas e experimentações que me levaram ao palco com Riscado”, comenta o artista.
O solo se estrutura como um jogo cênico entre arte e palhaçaria, onde o palhaço Castanho transita por papéis rebeldes, telas desafiadoras e nuvens que se transformam em imagens. A proposta é transformar o ato de desenhar em dramaturgia visual.
Em cena, Daniel Torres desenha ao vivo, interage com objetos e explora o corpo em movimento, com direção de movimento e preparação corporal assinadas pela bailarina Ana Cláudia Viana. O espetáculo conta ainda com a participação de Jason Gabriel, que atua como contrarregra e manipulador de objetos, contribuindo para a construção visual da cena e seus momentos de surpresa.
O projeto também contempla o lançamento de um caderno de colorir, criado a partir de desenhos realizados por Torres durante o período de isolamento social. Inspirado pela estética do circo e pelas memórias afetivas relacionadas à palhaçaria, o artista produziu aquarelas de palhaços e palhaças que agora ganham nova vida nas mãos do público.
O espetáculo estreia oficialmente no dia 8 de novembro na Casa da Ribeira com ingressos a preços populares.
“Riscado – Um papel do palhaço Castanho” integra o projeto Tinha um traço no meio do caminho, que busca investigar o desenho como elemento dramatúrgico. A iniciativa foi contemplada na categoria Artes Cênicas do Edital de Economia Criativa do SEBRAE-RN 2025.
Serviço
Ensaios abertos do espetáculo solo Riscado – Um papel do palhaço Castanho, de Daniel Torres
Quando: Dias 8 e 9 de outubro
Horário:
Onde: Centro de Educação Infantil Monsenhor Rui Miranda, Ceará-Mirim (RN)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Imagem: Divulgação
Fonte: assessoria de Comunicação







































































