A Campanha “RN mais Limpo”, uma das maiores iniciativas ambientais de economia circular de eletrônicos do país, dará início a uma nova fase, com itinerância por oito municípios do interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é levar conscientização para a população de todo o estado, incluindo as regiões menores.
“Para que tenhamos um grande resultado todas as pessoas precisam ser envolvidas. A conscientização, e ainda, a facilitação do descarte são os melhores caminhos para promover um ambiente mais saudável, além é claro, de fazer todo esse material circular e gerar renda”, explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain, responsável pelo ecossistema de reciclagem de resíduos eletrônicos.
A campanha é uma realização do Governo do Estado, por meio do IDEMA,-RN e CAERN, e parceria com a Natal Reciclagem, e a Circulare Natal Reciclagem, e acontece de setembro a novembro de 2025, com passagem por Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Carnaubais, Baraúna, Bom Jesus e Nísia Floresta.
Segundo a Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Rosangela Lopes, o acúmulo de eletroeletrônicos em desuso é prejudicial ao Meio Ambiente.
“A RN+Limpo, leva a sociedade refletir nossas relações de consumo. Ao guardar resíduos eletrônicos dentro das nossas casas, estamos deixando de promover a economia circular. Uma pequena ação como essa de descarte correto, pode diminuir os prejuízos ambientais para a nossa população. Com os mutirões é hora de tirar tudo o que está parado e descartar”, ressaltou.
Durante a ação haverá distribuição de brindes como forma de incentivo.
“Muitos municípios não sabiam o que fazer com esses resíduos, ficamos felizes em levar para o RN soluções para que mais pessoas possam descartar de forma correta” diz Jurandir Nunes, responsável pelo processamento do Natal Reciclagem.

Durante o mutirão serão aceitos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, entre outros. Não serão aceitos devido periculosidade: pilhas, baterias, toners e Lâmpadas e TV de tubo. Aparelhos grandes como geladeiras, fogões elétricos e até lavadoras também poderão ser descartados. A ação terá um ponto de coleta em cada município durante o período, além de caminhões percorrendo as regiões.
Segundo dados da ONU, no Rio Grande do Norte são produzidos 39 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, equivalente a 11,4 kgs por pessoa, e apenas 3% de todo resíduo gerado no Brasil é reciclado.
A campanha está sendo patrocinada pelo SIstema de Logística Reversa da Circulare, que oferece mais de 17 mil pontos de coleta espalhados por todo o país, além de retiradas domiciliares para eletrônicos acima de 30 quilos como geladeiras e máquinas de lavar ou secar, para encontrar o ponto mais próximo ou agendar uma coleta, acesse o site www.circulare.com.br

Confira a agenda completa da itinerância no Rio Grande do Norte, com datas e localidades:
- Monte das Gameleiras – De 1 a 30 de setembro
Local do ponto de descarte: Prefeitura: R. Justiniano da Costa, 118 – Centro, Monte das Gameleiras – RN, 59217-000 - Nova Cruz – De 1 a 15 de setembro
Local do ponto de descarte: Praça Barão do Rio Branco, Nova Cruz, 59215-000, RN, BR - Carnaubais – De 01 de setembro a 30 de outubro
Local do ponto de descarte: Secretaria do meio ambiente de Carnaubais
Av. Graciliano Ferreira das Neves, nº -s/n, centro. - Baraúna – De 15 de setembro a 20 de outubro
Local do ponto de descarte: Prefeitura de Baraúna
R. Hemenegildo Montenegro, 126, Baraúna – RN. - Bom Jesus – 22 de outubro a 22 de novembro
Local do ponto de descarte: Rua Manoel Andrade, 12 – Centro, Bom Jesus – RN - Nísia Floresta – De 4 a 14 de novembro
Local do ponto de descarte: Rua Prefeito Americo de Oliveira, 23 – Centro, Nísia Floresta – RN.
Crédito das Fotos: Natal Reciclagem e Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa/ESG PRESS
































![[VÍDEO] Motociclista morre após ser atingido por viatura na BR-304 em Mossoró](https://www.jolrn.com.br/wp-content/uploads/2026/04/IMG_6085-360x180.png)








































