Na segunda-feira (29), a Escola Municipal Prof. Waldson José Bastos Pinheiro, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, recebeu o Projeto InspirAÇÃO, iniciativa pioneira fruto da parceria entre a Prefeitura do Natal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) e o movimento Enquanto Fôlego Houver, já reconhecido em escolas do Rio de Janeiro.
Com o objetivo de promover saúde emocional, responsabilidade afetiva e mentalidade empreendedora, o projeto busca transformar a realidade de estudantes, familiares e escolas da rede pública. O evento contou com a participação dos embaixadores do projeto: Diego Ribas, ex-jogador de futebol profissional com passagens por Santos, Atlético de Madrid, Flamengo e Seleção Brasileira, atualmente comentarista do Grupo Globo; e Bruna Letícia Ribas, influenciadora e idealizadora do movimento Enquanto Fôlego Houver.
De acordo com Diego Ribas, o projeto InspirAÇÃO tem como propósito encorajar jovens a compartilharem seus medos e dúvidas, especialmente diante da exposição no mundo digital, marcado por comparações e críticas. “Podemos despertar nesses jovens o conhecimento sobre empreendedorismo, ajudá-los a identificar habilidades, solucionar problemas da sociedade e alcançar sucesso. É um projeto que já vem impactando escolas do Rio de Janeiro e agora chega a Natal com esse mesmo potencial”, destacou.
Os embaixadores compartilharam suas experiências de vida e carreira com aproximadamente 100 estudantes do 8º e 9º ano, incentivando sonhos e novos projetos para o futuro. A embaixadora Bruna Letícia Ribas ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É sobre gerar consciência do estado atual, garantir transformação e mostrar o quanto é válido. É importante acolhermos nossos sentimentos e emoções, inclusive os mais difíceis, procurando ressignificar e buscar ajuda sempre que necessário”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, também destacou a importância do projeto. “Fiquei fascinado com a proposta e a abracei junto à vice-prefeita Joana Guerra e ao prefeito Paulinho Freire, em parceria com o Sebrae. Estamos falando de protagonismo juvenil, saúde mental, pertencimento e oportunidades para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental e se preparando para o IFRN e para a faculdade. Eles podem ser tudo o que desejarem, desde que abracem fortemente a educação. Trabalhamos para que a educação represente pertencimento, inclusão, qualidade e, principalmente, valor humano”, afirmou.
A gestora pedagógica Wiara M. de Castro explicou a escolha da unidade, que atende 850 estudantes do 6º ao 9º ano. “Fomos contactados com bastante antecedência, pois existe um calendário bem organizado para a execução desse projeto-piloto. Desde que soubemos da escolha, nossa expectativa foi a melhor possível”, disse.
“Foi uma palestra inspiradora, que certamente vai motivar muitas pessoas. Saí cheia de ideias novas”, relatou a estudante Jéssica Alice Fernandes da Silva, de 15 anos. Durante o evento, foram distribuídas cartilhas informativas e brindes, além da apresentação dos rappers Biorki e Thay.
Já Jean Carlos T. de Faria Silva, de 14 anos, aprovou a experiência. “Gostei de tudo que ouvi e vi, principalmente das experiências que o Diego trouxe. Foram pontos de vista importantes, como lidar com o bullying e a importância de procurar ajuda profissional, como a de um psicólogo, em momentos difíceis”, contou.
A gerente de soluções e relacionamentos do Sebrae-RN, Tathiana Udre, explicou que o projeto terá duração de três meses. Inicialmente, será desenvolvido em Natal e Ceará-Mirim, com possibilidade de expansão para outros municípios em 2026. “Este projeto contempla o tripé da educação — aluno, professor, ambiente escolar e família. Os alunos também terão acesso a uma plataforma gamificada, voltada para criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo e projeto de vida e carreira”, concluiu.
Imagem: Manoel Barbosa
Fonte: SECOM/Natal









































































